domingo, 29 de dezembro de 2013

Ano novo, vida nova!!!!




Olá meus queridos amigos!!!!

Bom, este ano de 2013 foi um ano relativamente bom, apesar de alguns acontecimentos que infelizmente aconteceram, já que meu esposo ainda não se encontra em recuperação.
Acredito que na vida de todos existem bons e maus momentos, ninguém é feliz ou infeliz todo tempo, e posso dizer que tive vários momentos felizes este ano, e agradeço a Deus por estes momentos tão preciosos.
Neste ano perdi, mas também ganhei...Deus é sábio em tudo que faz!
Perdi meu pai este ano em decorrência da doença do Alzheimer, mas ganhei uma neta!!!
Isto mesmo meus queridos amigos, minha filha esta grávida de 4 meses e meio, e estamos muito felizes com este presente que Deus está concedendo a nossa pequena família.
Estou muito feliz, pois neste ano que vai começar teremos uma vida nova em nosso lar, uma criança é sempre uma benção, e com ela vem nossa esperança de que dias melhores estão por vir.
Tenho fé que neste ano que vai começar, nossas vidas tomarão rumos diferentes, não crio expectativas sobre a recuperação de meu marido, pois sei que criar expectativas é certamente uma coisa que nós, familiares de adictos, não devemos fazer, pois com certeza nos decepcionaremos.
Ano novo, vida nova...Espero também que possamos renovar nossas vidas e possamos nos transformar em pessoas melhores.
Acredito que para maioria de familiares de adictos, esta é uma época que nos deixa apreensivos, geralmente a maioria das pessoas abusam das bebidas alcoólicas nesta época e até alguns adictos que estavam limpos por bastante tempo, acabam sucumbindo as tentações e o final da história todos nós já sabemos..''RECAÍDAS''.
Vou compartilhar com vocês parte de um texto subtraído do face de uma querida amiga adicta que se encontra em recuperação....Darléa Zacharias:

''Reza a lenda que, do final de ano até o carnaval, é passada uma "peneira", uma espécie de "pente fino", e apenas aqueles que estiverem totalmente no propósito, permanecerão limpos. Em tantos anos frequentando reuniões, vejo que isto não deixa de ser uma verdade... Muitos embarcam em uma neurose, morrem de medo destas datas, e acabam mesmo usando e perdendo o tempo limpo, e às vezes vezes, também a vida. Eu, particularmente, no meu início de recuperação, nestas datas, preferia ficar na minha, procurava estar espiritualizada e irmanada em ambientes que não colocassem a minha recuperação em risco. Não tinha e não tenho mais como ficar me "testando"...
O mais importante disso tudo, é ficarmos atentos para não cairmos nas armadilhas destas datas. É só por hoje, e data nenhuma vale a dor da volta ao uso. Essas datas passam, mas a recuperação, fica, e ela é a coisa mais importante que temos em nossas vidas!''
Infelizmente nada podemos fazer, não podemos modificar o outro, apenas podemos modificar nossas vidas e o que não cabe a nós entreguemos nas mãos do Amantíssimo Deus!!A recuperação depende única e exclusivamente deles.

Recebi vários emails e mensagens no face de amigas e esposas, dizendo que seus maridos adictos estavam recaídos por causa das festas de final de ano, algumas completamente apavoradas e perdidas sem saber o que fazer. Me sinto tão impotente quando recebo emails com perguntas do tipo: O que eu faço???Como devo agir??



Não tenho a respostas para estas perguntas. Não temos nada a fazer a não ser ama-los e aceita-los como são, ajuda-los em sua luta para se manter em recuperação se caso eles quiserem, caso contrário só nos resta impor limites, orarmos e entregarmos nas mãos de Deus meus queridos.
O que eu posso dizer a vocês, é que cuidem de vocês em primeiro lugar. Cuidem de suas próprias recuperações, pensem mais em vocês, parem de sofrer por antecedência e não tentem mudar o que não pode ser mudado, soltem a corda....


Ser livre é não ser escravo das culpas do passado nem das preocupações do amanhã. Ser livre é ter tempo para as coisas que se ama, É cuidar de você. Acima de tudo, ser livre é ter um caso de amor com a própria existência.
Este ano foi um ano que considero, que progredi em relação a minha recuperação, são pequenas coisas, pequenas atitudes, que fazem muita diferença..
Sem dúvidas ainda tenho muito o que aprender, pois a recuperação do codependente é lenta, um passinho de cada vez, mas agradeço a Deus por cada conquista e cada progresso que conquistei em minha vida.
Quem me conheceu a alguns anos e quem me vê hoje, pode ver claramente a transformação e os sinais de recuperação. Claro que tenho meus momentos difíceis, mas todos os tem.
A diferença está em como eu reajo nestes momentos difíceis, antes me desesperava e cometia muitas insanidades (quem acompanha meu blog sabe da história) Hoje procuro manter a serenidade em meio as tribulações e momentos difíceis causados pela adicção de meu familiar adicto.
Estou longe de dizer que as recaídas dele não me afetam, estaria mentindo se o fizesse.
Mas consegui encontrar uma maneira de não deixar que as atitudes e escolhas dele afetem tanto a minha vida como antes, isto aprendi com todos vocês amigos queridos, devo a vocês grande parte de minha recuperação.

Hoje tenho consciência que não causei, não sou culpada e não posso curar.

Não é nada fácil, ver quem nós amamos escolher caminhos errados, que tem consequências trágicas, mas temos que respeitar as escolhas do outro. Entendam bem, temos que respeitar, mas não somos obrigados a conviver com a pessoa caso nem ela mesma possua compromisso com seu próprio bem estar e recuperação.
Eu sempre falei ao meu marido que ficaria ao seu lado enquanto ele não desistisse de lutar pela sua recuperação, e foi assim durante estes 15 anos de adicção, ele sempre lutou e nunca desistiu, foi internado várias vezes, fez tratamentos médicos, logrou períodos longos de sobriedade, buscou ajuda nas igrejas, enfim...Sempre o vi lutar para se manter limpo.
Infelizmente depois de um grave problema particular que afetou profundamente toda nossa família, ele não tem conseguido manter seu propósito de recuperação.
O grande problema é que ele insiste em trocar a droga de sua preferencia, pelo álcool.
Vocês bem sabem que fatalmente esta atitude sempre leva a recaída, ele pode até conseguir beber alguns dias sem procurar a droga de preferência, mas fatalmente ele sempre acaba recaindo.
Como ele tomou esta postura de beber quase que diariamente, eu não sou obrigada a aceitar conviver com ele com suas escolhas erradas.
Por isso já conversamos e decidi, se ele não decidir fazer um tratamento e entrar de fato em recuperação, deixarei ele viver só, com suas escolhas ...
Tenho fé que com a chegada de nossa netinha ele tenha um ''Despertar espiritual'' e decida prosseguir com seu propósito de recuperação.
Apesar de tudo, tenho muito o que agradecer, pois neste natal, mesmo ele tendo bebido um pouco, ele esteve presente conosco, não sumiu como das outras vezes, posso dizer que tive um natal quase perfeito, pois passei pela primeira vez com minha mãe, irmã e sobrinha. Quase perfeito porque, perfeito seria se ele estivesse em recuperação e minha filha estivesse também conosco. Minha filha não quis ir passar o natal com a gente na casa de minha mãe, devido a vários traumas que ela carrega ao longo dos anos, principalmente nestas datas festivas, onde todas as comemorações é regada a muito álcool...Preferiu ficar em casa sozinha, do que ir e presenciar uma possível recaída do pai...A codependencia, as vezes deixam sequelas irreversíveis e algumas muito difícil de se esquecer...
Eu quero agradecer a todos amigos do coração, por cada palavra, cada mensagem no face, cada email recebido com mensagens de apoio nos momentos difíceis, vocês são muito importantes em minha vida e em minha recuperação. Amo cada um de vocês incondicionalmente.

Quero desejar a todos um feliz 2014 com muita paz e serenidade a todos.

Que o novo ano não seja como o outono da vida onde as folhas caem deixando apenas lembranças de dias bons e ruins, mas que seja como a primavera da vida que produz frutos e dos frutos sementes onde podem ser plantadas a cada dia e colhidas a cada amanhecer.

Para sonhar um ano novo que mereça este nome, você, meu querido(a) amigo(a), tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.


Às vezes esperamos iniciar vida nova no Ano Novo, no entanto, nem sempre é isso que ocorre, pois ano novo é continuidade de um ciclo que não traz vida nova, mas com certeza trás renovação. Renovação é poder construir sobre experiências, erros e acertos do passado, o que nos poupa tempo de aprendizado, nos adianta na caminhada evolutiva. Portanto, receba o novo ano com alegria e agradeça a nova oportunidade que se apresenta, cheia de possibilidades para evoluir, construir um mundo melhor e ser mais feliz.







Beijos no coração!!!