sábado, 16 de novembro de 2013

ATÉ QUANDO???





Bom dia meus queridos!!!

Hoje venho aqui falar de um assunto que causa muita dor e tristeza para maioria de familiares de dependentes químicos,principalmente aqueles que não tem condições financeiras de pagarem clinicas involuntárias para os adictos de sua família...
Até quando teremos que assistir a morte de nossos amados adictos sem poder fazer nada??
Sabemos que somos totalmente impotente perante a adicção de nossos adictos e que a recuperação depende somente deles...Mas e quando eles já não tem mais capacidade para responder pelos próprios atos e estão cometendo uma insanidade atrás da outra???
Sabemos que quando o assunto se trata de dependência química,não existe uma receita magica,o que pode dar certo para o adicto de sua família, pode não dar certo para o adicto da minha.
Não existem certezas,para cada um o processo de recuperação acontece de maneira diferente.
Quando se trata do Crack, infelizmente as noticias não são nada animadoras para o desespero dos familiares.
Segundo pesquisas realizadas, o índice de recuperação de um dependente de crack são baixíssimas, de 5 % a 10% dos dependentes conseguem se recuperar...



Segundo estudo do psiquiatra Ronaldo Laranjeira, da Universidade Federal de São Paulo, 30% dos dependentes de crack morrem antes de completar cinco anos de uso. “É um índice maior que o da leucemia e de outras doenças graves”, alerta. As causas dos óbitos vão além dos malefícios da droga no corpo — para conseguir saciar o vício, o usuário perde a noção do perigo e envolve-se constantemente em situações de alto risco. “Mais da metade dessas mortes foi decorrente de confrontos com traficantes ou policiais.” A destemida busca pelo crack é acarretada pelo seu elevado e incomparável potencial viciante. “É raríssimo encontrar alguém que o use apenas social e esporadicamente”, diz a psicóloga Fátima Padin, especialista em dependência química e proprietária da Clínica Alamedas, nos Jardins. “Quem prova uma vez fatalmente vai querer usar de novo e de novo e de novo.” A sujeição cega deve-se ao imediatismo de seu efeito.

NÚMEROS QUE ASSUSTAM...

Morte anunciada: Um em cada três usuários de crack morre nos primeiros cinco anos de consumo da droga, segundo estudo da Unifesp. Veja as principais causas da morte:

4,3% por afogamento ou asfixia

4,4% por hepatite B

8,7% por overdose

26,1% por causa da AIDS

56,5% por traficantes ou pela policia

Os dependentes que conseguem se manter em recuperação, podem levar anos para superar o vício e estão sujeitos a recaídas frequentes, mesmo depois de muito tempo sem usar a droga. Ainda não há tratamentos nem remédios que impeçam que o usuário volte a fumar as pedras. “Tem de haver uma vigilância diária até o fim da vida”, afirmam, em coro, os participantes de grupos de mútua ajuda, como os Narcóticos Anônimos.
E o lado da família??? A família que adoece emocionalmente com todos os problemas que adicção trás, e se tornam codependentes? Como se desligar emocionalmente com amor da pessoa que amamos quando estamos vendo e assistindo sua morte lentamente? Como conviver com esta dor?

CODEPENDENCIA A OUTRA FACE DO SOFRIMENTO!!

ASSISTA ESTE VÍDEO


Mesmo com a ajuda de grupos maravilhosos, como Nara-non, Amor exigente,Al-anon,Pastoral da sobriedade, entre Blogs e grupos de ajuda online, mesmo com toda esta ajuda que nós familiares de adictos temos para conseguirmos nos recuperarmos de todos os traumas,vícios e insanidades causados pela codependencia, quem consegue levar uma vida em tranquila e sadia tendo passado pela problemática da dependência química em sua família?
Quem consegue colocar a cabeça no travesseiro e ter uma noite tranquila de sono, sabendo que seu filho(a), marido ou esposa, namorado(a), amigo(a) ou até mesmo um ex namorado ou ex marido está nas ruas se drogando??? Perdoem-me....eu não consigo...jamais conseguirei. Não cometo mais as insanidades que cometia quando nem sabia o que era codependencia, mas definitivamente a angustia, preocupação, e medo me aterrorizam sim quando meu familiar está pelas ruas se drogando, por mais que eu fique em casa e continue com minha vida, é impossível desligar-me totalmente, e ficar tranquila neste momento.
Acredito que seja mais fácil, o adicto se livrar dos traumas que a dependência química trás quando ele consegue entrar em recuperação, do que algum dia o codependente superar todas as dores e sofrimentos que a codependencia e a adicção do seu ente querido deixou em sua vida!!
A alguns meses atras minha irmã teve uma recaída que desencadeou em outras series de recaídas e ela não aceitava internação, minha mãe tomou a decisão que segundo os grupos de ajuda, dizem ser a mais assertiva,visto que o adicto precisa ter perdas para querer realmente entrar em recuperação, a colocou para fora de casa, onde ela tinha todo conforto e regalias para ver se ela se rendia ajuda e pedisse ajuda para se recuperar...
Claro que minha mãe não teve a coragem de colocar ela diretamente na rua, sem nenhum respaldo, pagou uma pensão no centro da cidade para que ela ficasse.
Posso afirmar para vocês que desde então minha irmã piorou gradativamente, desde então tem se drogado todos os dias, completamente insana, agressiva, com crises horríveis de abstinência.
Minha mãe não aguentando mais tanto sofrimento entrou com pedido de uma internação involuntária gratuita, por não ter mais condições de pagar clínicas e tratamentos pelos quais minha irmã já passou por varias vezes. Além de todas as dívidas que contraiu para custear os tratamentos de minha irmã, ela teve que assumir as duas filhas que minha irmã abandonou por causa da doença. Pagou r$1.500,00 para o advogado agilizar o processo, para que conseguisse uma vaga social em alguma clínica...Isso pode levar até dois meses...
DOIS MESES...Quanta coisa pode acontecer em dois meses?????
Minha mãe ligou para varias clínicas e a resposta é sempre a mesma: Não temos vagas sociais...
E os direitos que nós temos por lei, de quando não se tem vagas no social a prefeitura é obrigada a liberar verba para pagar uma internação em clinica particular para o dependente químico??? (LEIA O POST ANTERIOR QUE FALA SOBRE ESTE ASSUNTO)
Devemos esperar nosso familiar morrer nas drogas para depois eles surgirem com a ''vaga''??
Quantas pessoas mais nós teremos que assistir morrer nas garras da adicção para que se mude esta situação??? Será que não se percebe que isto já virou uma epidemia em todo o mundo??
Infelizmente nem todos possuem condições financeiras para arcar com os gastos em uma clínica particular, principalmente involuntárias, que infelizmente sempre são muito caras...e neste ponto o familiar geralmente já gastou muito com tratamentos e internações anteriores na tentativa de livrar o dependente do vício.
Esta semana vim visitar minha mãe, e realmente não sei mais dizer como me sinto em relação a tudo isso... VIVA E DEIXE VIVER...... DESLIGAMENTO COM AMOR!!!!!!!!!!!!


A foto esta ruim, mas é neste lugar que encontrei minha irmã, neste lugar ela estava dormindo (quando dorme) quase nunca se alimenta, mal toma banho, e já vai para 3 meses que ela está vivendo na ativa e pelas ruas, praticamente se drogando 24 horas por dia, completamente entregue as drogas e sem mais forças pra nada, nem pra pedir ajuda, muito menos para querer entrar em recuperação.
Como uma mãe que carrega um filho na barriga durante 9 meses, da amor, carinho, ensina o caminho do bem, leva pra escola, passa noites acordadas quando o filho esta doente, fica feliz com cada conquista que o filho faça por menor que ela seja, como pode uma mãe viver e deixar o filho ''viver'' nestas condições?? Ou melhor dizendo, deixar o filho morrer nestas condições? 

Como praticar o desligamento com amor em uma situação destas?
Como explicar para as netas que a mãe esta vivendo nestas condições lastimáveis e se matando dia após dia porque temos que ficar esperando até que surja uma vaga para que ela possa finalmente ser tirada desta terrível condição?
Agora imagine a cabeça desta adolescente (filha de minha irmã) que vê a avó correndo o tempo todo atrás de clínicas e mais clínicas para tentar salvar a vida de sua mãe e ter que esperar não sei quanto tempo até que surja uma vaga?? Quais serão os traumas que esta menina carregará ao longo de sua vida por presenciar tantas situações tristes como esta?
Infelizmente a doença corre contra o tempo, e a cada dia que passa a situação somente se agrava.
Fico imaginando o quanto é difícil pra mim trilhar o caminho de recuperação da codependencia, tendo um marido adicto, imagine se eu tivesse um filho na adicção??? Preferia morrer para não ter que passar por tamanha dor.
Quando vi minha irmã naquele lugar horrível, com um monte de adictos usando drogas em condições sub-humanas,no meio do mato, naquele barraco sujo, cheios de carrapatos...Meu Deus!!!! Nem sei dizer o que senti.
Tentamos tirar ela de lá e levar ela para a pensão para que ela comesse e descansasse um pouco, mas foi em vão.
Quando ela nos viu, primeiro disse que já ia embora, estava toda confusa, estranha, em seguida ameaçou fugir, e quando minha mãe tentou pega-la ela escapou, até meu marido praticamente apanhou dela (não sei de onde surgiu tanta força) quando ele tentou pega-la até uma mordida na barriga dele ela deu...ele ta todo marcado.
Infelizmente é muio difícil você ver quem você ama se destruindo desta maneira e não poder fazer nada...Sei que somos impotentes, mas não aceito sentar e esperar a pessoa se matar na minha frente e eu não fazer nada, tudo tem um limite e alguma coisa eu creio que eu possa e deva fazer e não vou desistir.
Ao fundo do poço ela já chegou, ajuda ela não vai pedir porque a doença esta em estágio tão avançado que ela já não tem forças para deixar o vício.
E esperar surgir uma vaga??? Até quando?? Estamos falando de uma vida...tratasse de um caso de vida ou morte que deve ser dada a devida importância da maneira mais urgente possível.
Sei que mais uma vez, DEUS vai estar ao meu lado, como sempre esteve em todos estes anos, em todos os momentos difíceis que passei, tenho fé, que verei minha irmã bem novamente e em recuperação para que possamos viver muitos bons momentos na vida.
Sei que o mesmo Deus que esta comigo e com cada um de vocês, familiares de dependentes, adictos na ativa e em recuperação, também está com minha mãe e vai ajuda-la a enfrentar esta batalha e passar por este momento tão difícil de sua vida. Também esta com minha irmã e vai ser com ela como foi com a Fênix que renasceu das cinzas....EU TENHO FÉ!
Peço a todos vocês meus queridos(as) que sempre me deram tanta força e me ajudaram tanto, que orem por minha irmã e continuem orando por mim, por meu marido que não está usando drogas mas não esta limpo, pois tem bebido com frequência e não esta em recuperação, quer suprir a falta do crack usando o álcool...ou seja quer trocar uma droga pela outra!!! Cabeça de adicto é só Deus que entende...pretendo sim tomar providências o mais rápido possível para ajuda-lo, mas primeiramente vou tentar ajudar resolver o caso de minha irmã que hoje é muito mais grave.
Por enquanto a unica coisa que posso fazer é orar...

“Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar as que eu posso e sabedoria para distinguir uma da outra – vivendo um dia de cada vez, desfrutando um momento de cada vez, aceitando as dificuldades como um caminho para alcançar a paz, considerando o mundo pecador como ele é, e não como gostaria que ele fosse, confiando em Deus para endireitar todas as coisas para que eu possa ser moderadamente feliz nesta vida e sumamente feliz contigo na eternidade”.

Um ótimo domingo, e uma semana abençoada com muita paz e serenidade para todos nós!!!


AMO TODOS VOCÊS INCONDICIONALMENTE!!!




17 comentários:

  1. Tudo isso é realmente muito triste, querida! Existem muitos debates quanto à internação involuntária, eu particularmente tenho medo de que o governo a utilize apenas para limpar as ruas e fazer um "depósito de viciados". A questão das drogas cresceu mais rápido do que as ações governamentais. Não estamos preparados para esse caos. Aqui no DF, existem vagas gratuitas, mas apenas para quem quer se tratar. Então o que sugiro é que a família busque ajuda para si, e para saber conversar com o adicto, ao ponto de um dia ele dizer as palavras mágicas: "eu quero". E enquanto esse dia não chega, é orar, amar, aceitar, ser assertivo, e se desligar com amor... Querida, TMJ! Seguro minha mão na sua e uno o meu coração ao seu...

    ResponderExcluir
  2. Querida Luciana, fiquei emocionada com teu post. Também enfrentei o mesmo problema que tu enfrentas. Sou filha de um dependente químico, que esteve na ativa por 24 anos, hoje está em recuperação, limpo a 13 meses e meio. Sou tbm noiva de um dependente químico em recuperação, limpo há 13 meses. Os dois foram internados no mesmo mês, na mesma clinica e involuntariamente. Mas eu tbm tive um tio, que foi internado 3 vezes e foi morto, por causa do crack. Ele tinha 21 anos e nos deixou um menino lindo. A dependência química atinge a todos, não só o dependente. Toda a família adoece junto. Compartilho contigo minha dor, e tbm minha alegria de ver os meus hoje, só por hoje, em sobriedade, com a certeza de que um dia compartilharás comigo tua alegria de ver tua irmã e teu marido em recuperação. Dependência química não tem cura, mas tem tratamento, tem controle e tem saída. Sempre existe uma. E vcs encontrarão uma maneira de ajudar tua irmã e tbm teu marido. Essa doença é muito triste e muito complexa. Mas não é o fim. Não desista, o despertar espiritual de um DQ pode levar anos, mas confia, que Deus está agindo. Ele não faz nada pela metade, ele recupera e restaura vidas por inteiro. Fica na presença do Senhor, que tua semana seja abençoada e de muita força, fé e alegria. “SOMOS UM ANJO DE UMA ASA SÓ. POR ISTO, VOAMOS APENAS QUANDO NOS ABRAÇAMOS UNS AOS OUTROS”. TMJ.

    ResponderExcluir
  3. Querida Luciana,você é um exemplo de Fé e perseverança para muitos que ja perderam as esperanças, admiro sua força e determinação, no mundo falta mais pessoas como você, pessoas que amam seu semelhante,cuide de você querida, para que possa continuar estendendo a mão aos que querem e precisam de ajuda.
    Você é uma mulher honrada por Deus e pode ter certeza que sua luta não vai ser em
    vão. Continue com suas postagens no blog que assim como eu tenho certeza que voe ajuda muitas pessoas com o seu exemplo....tamujuntu guerreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabens pela sua força de vontade!!! voce é uma grande lição de vida e não sabe....Vejo sua luta constante e sei que voce com essa garra e deteminaçao vai conseguir vencer sim!!!Estou torcendo e orando por voce....continue com sua força....sempre diga: eu posso mais..eu sou mais forte!!!SEMPRE MINHA QUERIDA!! Fique com Deus

      Excluir
  4. Sinto o que vc sente ... só posso segurar sua mão a minha e unir meu coração ao seu como diz Polyanna. Mas existe um Poder Superior que comanda a vida de cada uma de nós e no tempo certo nos devolve a sanidade, a paz e a alegria de viver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida me informe de onde você é e juntas vamos procurar ajuda.. me add no meu e-mail vanessa_anuario@hotmail.com, sabemos que clinicas femininas são muito difícil de arrumar gratuita ainda mais voluntaria, mas tenho alguns amigos que podemos pedir ajuda me add e conversamos melhor.. Que Deus a abençoe

      Excluir
  5. Querida... Não sei se você ainda usa esse blog. Meu noivo usa cocaína, não moramos juntos, mas eu converso de vez em quando com a mãe dele a respeito, ela é psicologa. Ela diz tentar conversar com ele, mas toda vez que ela vai conversar com ele, ele se recusa a conversar com ela, e diz que ela está tratando ele como um paciente dela e que ele não é maluco. Enfim, as vezes me sinto sozinha, e entro em desespero por nao poder fazer nada por ele, e até mesmo por a mãe dele só falar falar, e não tomar nenhum tipo de atitude, mesmo que a unica saida tenha que ser a internação. Queria muito conversar com alguém sobre isso, pois as vezes conversar com a mae dele nao adianta.. Ele nega, diz que não está mais usando isso, chora horrores ao lembrar que roubou sua mãe inúmeras vezes para sustentar seu vício, diz que mudou, que não quer que amanhã depois ele tenha um filho e o filho dele tenha que saber que o pai é um viciado.. Eu até acreditei, no inicio.. mas sua mãe encontrou vidros de neosoro em seu quarto, papeis higiênicos com uma gosma similar a catarro, sempre jogado do lado da cama.. e ele anda com o nariz escorrendo muito! se vc puder falar comigo por email, irei adorar conversar com vc! caamila_pereeira@hotmail.com Beijos e paz!

    ResponderExcluir
  6. acabei de conhecer seu Blogue, li um pouco e me identifiquei muito o pouco que li parece minha vida, sou casada a 14 anos meu marido e dependente de cocaina, já esteve internado por 6 meses, saiu e ficou pouco tempo realmente longe das drogas agora parece que está se entregando as drogas novamente já não sei o que fazer, que atitude tomar, já perdi a esperança, a fé e a disposição de lutar, quero um escape mas nem sei por onde começar, não aguento mais. Parabéns pelo blogue e pela sua força. bjs Sheila Nogueira Rios

    ResponderExcluir
  7. Ola meu nome e ana lucia pois estou precurando ajuda pois meu filho de16 anos esta uzando droga queria muito enterna ele ele e uzuario de cherinho da lolo ele ater esta querendo ser mata por favor me ajuda estou deses Perada meu número e 968467868

    ResponderExcluir
  8. INTERNAÇÃO PARA DEPENDENTE QUIMICOS - LEMBRE-SE QUE 80% DAS CLINICAS E COMUNIDADES TORTURAM OS INTERNOS, APARENCIA, SÃO CASARÕES BONITOS COM PISCINA, CAMPO DE FUTEBOL, JARDINS BEM CUIDADOS, MAS NADA DISSO O INTERNO USUFRUI, E SIM É COLOCADO NUMA DAS MUITAS CLINICAS CLANDENTINAS QUE O PROPRIETARIO POSSUI, ESSA CASA BONITA, VAMOS CHAMAR DE SEDE, E AS CLANDESTINAS DE BARRACÕES, ENTÃO NO PERIODO DAS VISITAS OS INTERNOS SAEM DOS BARRACÕES E VÃO PARA A SEDE RECEBER AS VISITAS E DEPOIS VOLTAM PARA OS BARRACÕES.
    INTERNOS SÃO NOMEADOS COMO MONITORES COM CARTA BRANCA PARA SUBJULGAR QUALQUER INTERNO QUE SE OPONHA AS LEIS FACISTAS DA CLINICA, ESPANCAM, MINISTRAM SESSÕES DE CHOQUE ELETRICO, DÃO CASTIGO EM CARCERE PRIVADO, HUMILHAM SERES HUMANOS, E AINDA OS MONITORES POR SEUS TRABALHOS RECEBEM RECOMPENSA PODEM CONSUMIR DROGAS LIVREMENETE NAS DEPENDENCIAS DA CLINICA ELSHADAI, FALEI DE TORTURA , AGORA TAMBÉM TEM MORTES VÁRIAS MORTES FORAM ATRIBUIDAS A CLINICA ELSHADAI, MAS ELA DIZ QUE FORAM SUICIDIO, SEGUNDO PESSOAS NOS DISSERAM ELES TRATAM OS INTERNOS COMO LIXO HUMANO, MATARAM SERES HUMANOS E OS COLOCARAM NA CENA DE UM SUPOSTO SUICIDIO.
    eSSA CLINICA ELSHADAI (LIONS) DE FARISEUS QUE SE ESCONDEM ATRAZ DE UM NOME BIBLICO, PARA COMETER TODA SORTE DE ATROCIDADES, ESTA É ACLINICA ELSHADAI DE BRAGANÇA pAULISTA , COMO TAMTAS OUTRAS PELO BRASIL, QUE CONTINUARÃO MATANDO, DESTRUINDO VIDAS, MENTINDO, ENGANANDO A ANVISA, E FAZENDO O QUE QUEREM., DESCULPE INCOMODAR VOCES COM MINHAS LAMURIAS.OBRIGADO.
    VITIMAS DO Gustavo Rodrigues Lima, TERAPEUTA ( CRT 46284), ex dono e CARRASCO da clinica elshadai de BRAGANÇA PAULISTA, ONDE TORTURAVAM, SUICIDAVAM , ESPANCAVAM, ELETROCUTAVAM , HUMILHAVAM, INTERNOS E HOJE DONO DE UM MONTE DE CLINICAS INCLUSIVE A CLINICA NEW DAY EM BRAGANÇA PAULISTA, DIZ QUE TEMOS INVEJA DELE, INVEJA DE UM ASSASSINO? DEPOIS ELE PASSA A CITAR TRECHOS DA BIBLIA, É O PRÓPRIO SATANÁS CITANDO AS ESCRITURAS, DENUNCIEM , NÃO SE CALEM ELE JA TEM UM MONTE DE CLINICAS TINRANDO O SANGUE DE VOCES , DENUNCIEM ESTE ASSASSINO
    http://sergioutsch.blogspot.com.br/2011/04/o-novo-racismo-historia-dos-novos.html

    http://www.dependenciaquimica.inf.br/

    http://www.uniad.org.br

    http://acao.globo.com/Acao/0,23167,3777,00.html

    http://carlosb.no.comunidades.net

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde! Tenho um irmão com 58 anos de idade que bebe desde os 18 anos e também usa drogas como o crak mora só ele e minha mãe. Todos os dias ele apronta essa noite soube que ele a agrediu, e assim acontece sempre. Minha mãe tem 79 anos de idade ele ainda vai acabar matando-a .Não sabemos o que fazer pois ela não quer jamais abandoná-lo e todas as vezes que tentamos fazer algo, como por exemplo a última vez que ele me agrediu (porque ele é valente e enfrenta todo mundo, qualquer motivo ele pega faca e diz que vai matar todo mundo) eu denunciei-o a delegacia das mulheres, eu tive que retirar a queixa pois ele me fazia várias ameaças e ameaçava também minha mãe então ela me pediu para retirar a queixa e eu retirei. Ou seja não podemos com ele, pois ele dominou tudo, não há nada que podemos fazer, apenas esperar que um dia ele morra e dê sossego a minha mãe,infelizmente não podemos com ele. Gostaria muito de ajudar minha mãe, pois faz muitos anos que ela vem sofrendo, desde que meu pai morreu... é muita dor!! Me desculpem o desabafo.

    ResponderExcluir
  10. Preciso de ajuda um amigo meu abandonou casa . Família e está vivendo na rua usando cocaína e bebe demais e não aceita ser tratado e a família abandonou . Sera que consegue me ajudar sou de São Caetano e ele também

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde! Como conseguir conversar sobre meu irmão? Queria saber se consigo ajuda. Somos do Rio de Janeiro, e vejo pelo DDD dos telefones, que não é do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde! Como conseguir conversar sobre meu irmão? Queria saber se consigo ajuda. Somos do Rio de Janeiro, e vejo pelo DDD dos telefones, que não é do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia!preciso de ajuda para uma sobrinha,a mãe dela pediu minha ajuda para conseguir internação,por favor alguém ajuda essa menina que ´so tem 18 anos e é dependente química desde os 13,e já é mãe de 2 filhos.ela não tem condições de pagar clinica particular. mora em Sete Barras-SP.se alguém quiser entrar em contato para mais informações pelo meu email edilaine-renata@bol.com.br desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  14. Meu Deus, tanto desespero.......Que mundo é este que estamos vivendo......Também tenho uma benção em casa, tenho medo de não suportar tanta dor e desgosto! Ele tem 17 anos. Penso que se trabalha-se poderia ocupar a cabeça......Mas não consigo trabalho para ele, pois é ainda menor......Ja tentei muitas instituições, mas infelizmente nada ate agora.Não sei mais o que fazer, por enquanto "acho"que é so maconha e doce.....Socorro

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, tenho um tio dependente quimiqu usa crack e outras.
    Preciso de ajuda ele tem uma filha de 1aninho e a esposa ainda está grávidaida, ele ameaça a todos da família de morte , está dizendo que quer matar o irmão , tá até seguindo ele,fica muito agitado até fala que se interna ele , ele vai matar todoa.
    Com isso tudo a mais afetada é a minha avó por ver um filho nessa situação e ameacando a todos, ela está se acabando ao poucos em ver isso.
    Preciso de ajuga urgente , pelo amor de Deus , né ajudem.

    ResponderExcluir