sexta-feira, 29 de novembro de 2013

RECAÍDAS....






Bom dia queridos(as)!!!

Bom, por aqui esta tudo bem na medida do possível, estou calma, procurando manter minha serenidade mesmo em meio a este tsunami que sabemos que é a recaída,estou triste sim, não tem como evitar este sentimento em uma situação destas, como relatei em meu post anterior meu esposo recaiu, isto foi antes de ontem e até agora ele não apareceu, não ligou e nem sinal dele até agora. Também não liguei uma única vez, prefiro assim, pois de nada adiantaria ligar, é decepção na certa, ou ele já vendeu o celular, ou estará desligado na bendita caixa postal, prefiro me polpar deste sofrimento.
Preciso ficar calma e continuar com minha vida, pois tenho minha filha, também tenho que pensar em mim, cuidar de mim, coisa que antes não fazia, mas hoje com a ajuda de vocês venho aprendendo um pouquinho a cada dia.
Em outra época, estaria me descabelando, chorando, teria ido atrás, teria andado feito doida a cidade inteira a sua procura, cometido varias insanidades para tentar traze-lo para casa, mas hoje eu escolho ficar em minha casa em paz, e entregar nas mãos de Deus uma causa que não é minha e que eu não posso resolver...Hoje eu escolho cuidar de mim e de minha filha, mesmo em meio a este furacão passando em nosso lar, tenho certeza que vai passar, tudo passa.
Talvez mais tarde eu vá ao shopping que inaugurou aqui em minha cidade com minha filha para nos distrairmos um pouco.
Estava lendo um texto sobre recaídas que achei muito interessante e gostaria de dividir com vocês!!
RECAÍDAS

Gostaria muito que esse texto atingisse um número maior possível de leitores em especial os dependentes de álcool e drogas.

Todo dependente químico tem um processo de maturidade e inteligência emocional deteriorado pelo consumo de substâncias. Em alguns casos após tanto tempo consumindo essas substâncias; a relação emoção/maturidade pode trazer até dúvidas quanto à possibilidade de ‘’entrar ou não em recuperação’’. E de adquirir melhoras nessa mesma relação!
Se formos considerar as seqüelas ou co-morbidades adquiridas com o consumo, ou seja; durante o uso; a busca pela melhora não deve ocorrer em relação apenas a dependência química, mas sim em várias áreas da vida caso seja diagnosticada a co-morbidade; o que não é fácil tarefa!
Principalmente se tais co-morbidades necessitarem de medicamentos.
Existem casos em que os medicamentos auxiliam o tratamento dos transtornos, nunca a dependência química; mas sim as co-morbidades. Para a dependência química e sua recuperação a terapia também auxilia principalmente quando é elaborado e colocado em pratica um plano de prevenção à recaída.
Em outros casos não aponta para horizonte algum…
Não há entrelinhas na recaída. Não há duvidas quanto a esse processo.
Todo dependente químico deve estar atento ao processo de recaída!
Todo processo de recaída pode ser percebido, identificado, intervindo e eliminado.
Quando comento que gostaria que os maiores números de dependentes químicos pudessem ler este comentário; é porque eu estaria protegido de argumentos alheios que muitas vezes diz entender de dependência química, mas na verdade só o dependente conhece esse processo.
Infelizmente nem todos os dependentes químicos conhecem esse processo de recaída e sendo assim; provavelmente os que não conhecem seus processos, encontram dificuldades até os dias atuais para lidar com sua própria dependência e recuperação e as freqüentes recaídas acabam acontecendo.

O que gera sofrimentos.

Sofrem por acreditarem ‘’não terem mais jeito’’.

Sofrem porque os apoios ‘’se foram’’ ou; ‘’estão indo’’.

Em muitos casos esses apoios ‘’se vão’’ com razão já que; não dá para agüentar uma vida toda sofrendo pelo egoísmo, vicio, ou desleixo alheio e ficar ao lado de um dependente químico já esgotou todas as forças e energia e limites possíveis.

Gostaria de informar aos senhores pais, filhos, esposas e esposos, irmãos, etc; que deixassem de se culpar pela dependência alheia. Bem se como se vangloriar da recuperação de cada individuo.

Digo isso pelo fato de um familiar desinformado poder ‘’sufocar’’ um dependente químico, ou qualquer outro membro da família fazer o mesmo. Ou sofrer com esse ‘’sufoco’’.

As acusações e justificativas que um adicto/alcoólico encontra para não assumir suas responsabilidades pelo uso servirão apenas para maior insegurança, medo e mais irresponsabilidade.

Algumas soluções que podem ajudar é o fato de respeitar a dependência química de seu ente querido; e entender que como membro familiar algumas alterações irá de fato ocorrer em seu dia a dia, em seus costumes, em sua vida!

Por exemplo; não é recomendado bares, festas, muitas vezes restaurantes para alcoólicos.

Também sugere-se que não se faça consumo de doces que contenham licor, rum, vinho, champagne, etc.

Ao dependente pede-se em ocasiões como essas; muita franqueza caso haja algum incomodo sobre quaisquer situações que lhe traga medo, insegurança, culpa, vergonha, euforia. É preciso pedir ajuda.

Não se trata de uma questão de orgulho, vaidade mas sim de humildade e aceitação.

Pedir ajuda pode ajudar um dependente químico.

Aos dependentes químicos com um grande numero de internações, sugiro uma maior reflexão sobre o quanto seu desejo em continuar se deteriorando.

E sobre a PAZ que a família espera ter em relação a sua dependência/co dependência.

Como eu disse, as co-morbidades são difíceis de serem diagnosticadas, sobretudo a um dependente químico.

Mas o próprio dependente químico sabe que sua hora deve chegar: hora de parar, de pedir ajuda, de parar com o consumo, de morrer, enlouquecer, ir preso…

São tantas questões a serem analisadas…

Continuemos estudando pois estamos obtendo sucesso com a salvação de tantas vidas!

Em alguns casos as dificuldades são maiores pelo meio em que se vive; e em alguns casos; vive-se em família.

Viver é bom!

Pensar é fundamental para saber se viver realmente é bom!!

Para mim uma coisa é bastante certa.

Viver necessita esperança, prosperidade, perseverança. E pode ser uma bela oportunidade de sair deste mundo com respeito e dignidade.

Humildade é necessário inclusive para pensar; senão vou continuar acreditando que ‘’minha maneira de pensar’’ pode ser a melhor para o mundo.

Mesmo sabendo que não é…

E só sei que não é……porque me interessei por mim mesmo; ouvi o que me disseram, e coloquei Deus acima e a frente de tudo.

Tenha ou não co-morbidade, ou seqüela.

O uso e consumo de álcool/drogas será sempre um caminho para o inferno na vida das pessoas; que dirá de um dependente químico!!

Sem maturidade e inteligência emocional a recuperação pode ser ‘’manca’’, e como uso as chances de tudo que é ruim, mal ou péssimo acontecer, é muito grande!!

Percebe porque é melhor pedir ajuda e parar com o uso?

Não percebe…?

Pergunte a quem ‘’está em recuperação’’ se pretende voltar ao uso de álcool/drogas?

Se a resposta for não, e não quiser perguntar a pessoa; pense!

E pense em seus ganhos com uso…afirmo sem te conhecer que o ganho com o uso, é covardemente menor que o ganho em viver sem drogas.

Pode pesquisar, procurar saber.

Agradeço por isso também.

A família tem papel fundamental neste processo.

O mal da sociedade é que algumas pessoas podem de fato achar que não têm nada a ver com isso.

Mas tem ! A não ser que não se preocupe com o amanha de seus filhos, netos; ou que vivam numa sociedade planetária; o que não ocorre com ninguém.

Ora formamos e somos membros da sociedade.

Não dá para fazer parte da sociedade vendo televisão, criticando seus noticiários e se colocando diferente das pessoas.

Como eu disse é bom pensar.

Na dependência química, na reforma tributária, na mudança e criação de novas leis…e olha o que vem sendo discutido nos dias atuais…..

Realmente causa impotência…

Não a todos, mas a alguns.

O que você realmente faz pelas pessoas? Pelo mundo? Por Deus?

Pelo próximo?

Pensa.

É pouco?

É suficiente?

Pense! Só o perseverante chega a vitoria.

Não há vitoria sem Poder Superior, Deus.

Não há espiritualidade sem humildade.

Como pode perceber, depende muito mais de nós, que assuntos como a dependência química, sexualidade, o trânsito, a política entre outros sejam modificados do que qualquer órgão do governo.

Basta ver os trabalhos feitos através de políticas publicas, e prevenção.

Basta conhecer como há clinicas que se tornaram fonte de ‘’dinheiro’’ e ao invés de tratamento oferecem aprisionamento de pessoas.

E como tantas outras agem sem aprisionar pessoas, mas que não oferece tipo de tratamento algum.

Sabe quem está interessado em fiscalizar tudo isso?

Sabe quem?

Por favor, me avise caso descobrir….

Para lhe ajudar não vá atrás de autoridades políticas, não perca tempo.

Atenção para as autoridades religiosas.

Os anônimos dão as melhores respostas.

Profissionais fazem o que podem ( os íntegros ).

A sociedade pode fazer algo mais importante que ficar vendo os noticiários da Tv, que geralmente apresentam um ‘’menu’’ de sofrimentos onde os noticiários de violência, geralmente têm suas origens no mundo do tráfico e do consumo de drogas.

Por Llysanias Pinho

Fiquem com Deus, muita paz e serenidade para todos nós....Amo todos incondicionalmente!!!!

10 comentários:

  1. Maldita droga que destrói tantas famílias...estou vendo que minha vida é igual a sua e de tantas outras codependentes... hoje eu tambem estava esperando meu amor, e ele veio drogado para casa...

    ResponderExcluir
  2. Lutadora. Te admiro! Pela sua garra, persistência, principalmente pela paciência e pela sua sabedoria. acompanho sempre seu blog e todos aqui de casa também...Espero e oro para que sua historia tenha um final feliz pois você é merecedora...Tamujuntu

    ResponderExcluir
  3. Vc e um grande exemplo.... Obrigado por cada experiencia compartilhada com todos nos.

    ResponderExcluir
  4. oi também sou adicto e luto dia a dia para me manter limpo, posso afirmar que não é nada facil ,mas é possivel sim viver em recuperação quando realmente nos esforçamos para isso, lendo seu blog,relembro quanto mau ja fiz a minha ex esposa e filhos, perdi tantas coisas,mas tenho ainda minha vida graças ao poder superior...espero um dia poder reparar ao menos um pouquinho do mau que causei na vida das pessoas que amei, parabéns pelo blog,me ajuda muito na minha recuperação.

    ResponderExcluir
  5. Disse tudo! Todos fazem de conta que nao e com eles na tv mostram cenas de terror! Clinicas que tiram dinheiro de familias desesperadas e devolvem seus entes queridos como uma bomba relogio prestes a explodir! E mais e mais, se eu nao procurasse um grupo " naranon" " coda" e nao procurasse por mim um caminho talvez meu filho nao estaria mai aqui!

    ResponderExcluir
  6. https://www.facebook.com/silvana.lourencoalbino

    Hoje presenciei uma das piores cenas que já vi contra uma pessoa em estado "frágil".Digo em um "estado frágil", porque essa mulher que "ora esta muito sofrida e fragilizada" é mais macho do que muitos homens que conheço. As pessoas "apedrejam" quem tem um filho viciado em "cracK", como se a pessoa fosse a culpada !!Enchem a boca (cheia de ignorância" pra dizerem, eu criei bem meus filhos:-Não são ladrões nem drogados!Feio, muito feio falar assim,chegou a me dar nojo, tão feio quanto ao preconceito racial!A mulher "ralou" sol a sol, para dar o melhor que ela podia, pra criatura, tentou educar da melhor forma possível.As pessoas te excluem, falam o que querem na cara, na lata...como se fossem as melhores! Pobres! pobres de tudo!Não conseguem nem deixar o vício do cigarro, mas querem que o dependente deixe do crack!Bebem até aos tubos, destroem a família toda, mas querem que o dependente deixe o crack.Admiro aquela mãe, chorei com ela, conheço bem a sua dor.Há, mais eu não atrapalho ninguém com meu vício! Atrapalha sim! Atrapalha o ar dos outros, atrapalha as saídas do teu patrão, que tem que pagar os minutos em que vc deveria estar produzindo!Há, mais eu bebo a minha cervejinha no bar!=E...depois chega em casa com a cara cheia, brigando, batendo, discutindo.Maconha tá liberado...fica "retardado" e esquece de tudo...Há...só não mando pro inferno, pq não tenho esse direito.- Disse pra ela, acredita em DEUS, pq muitos "inimigos, ainda irão te apredejar". Sei do teu amor, da tua gestação, das batalhas que tu teves pra criar teu filho...sei de quando vc sorriu com ele falando as primeiras palavras, com as gracinhas que ele fazia, do 1º dia em que você levou-o na escola, das festinhas do dia das mães...dos almoços felizes, do amor que ele tem por vc.Até chegar esses dias cinzas, que o crack te tirou. Mas vai passar viu! Confia em DEUS de todo o coração....Como eu confiei. Logo, vc terá seu filho(a) de volta...muito amor pra vc

    ResponderExcluir
  7. Realmente e infelizmente está é a realidade dos dias de hoje querida amiga Silvana Lourenço , o preconceito é lamentável...
    A sociedade ainda se choca quando o assunto é droga. Realmente, o assunto é pesado, mas necessário. Tem muita gente morrendo nas garras do uso. Não podemos esconder o que sabemos sobre esta maldita doença da obsessão e compulsão, que age arrasadoramente, matando aqueles que mais amamos.
    Muita gente ainda torce o nariz para quem tem problemas com drogas, mas saiba, sociedade, que a adicção não discrimina, e não escolhe rostinho bonito, feio, preto, branco, velho, ou novo. Não distingue classes sociais, não separa favelados de magnatas, e não livra a cara de ninguém! Payboys, cracudos e patricinhas são capazes de fazer as mesmas coisas por uma dose. O caminho do uso é degradação, miséria e falência principalmente, espiritual.
    A doença da adicção atinge desde aquela doce vovozinha do tricô, o moleque descalço do morro, até o mais estudioso CDF.
    Vamos parar de hipocrisia, e olhar esta questão do uso de drogas com naturalidade, porque elas estão por toda parte, até naquele "inocente" chopinho que você jura que pode tomar. Talvez a sua vida também esteja fora de controle, mas é difícil admitir, não é? Não, não é por causa da cervejinha que a sua vida está inaceitável... Você nega, minimiza, justifica e racionaliza...
    Ok, tudo bem, cada um sabe de si, mas apenas não finja que está tudo na paz, porque, lá no fundo, sabemos que a vida com drogas, é uma perfeita desordem.
    Não temos mais tempo para preconceitos, tem muita gente gritando por socorro! Vejo isto, todos os dias... E, enquanto você tapa os olhos e ouvidos de suas crianças para que não leiam e vejam o desastre do uso de drogas, já faz tempo que elas usaram a primeira dose...

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do seu blog, tanto que resolvi escrever também.
    Estou passando pelo mesmo problema, as vezes não sei como agir. Meu marido é uma pessoa muito boa, não sei o porque e quando isso começou. temos 3 filhos lindos, estamos 12 anos juntos, e de uns tempos pra cá minha vida virou um inferno!! aquela pessoa que eu conhecia está totalmente diferente, vejo um homem fraco, inseguro, imaturo... Hoje mesmo vim trabalhar com um nó no peito, fiquei a noite sem dormir porque ele saia toda hora pra rua pra comprar cocaína. Fico pensando como um pai deixa de comprar até mesmo fraldas pro seu bebê pra usar essa porcaria? é isso que tento entender, tá dificil mas estou tentando ter paciência. Ele fala muitas coisas, que vai parar, que essa vida não é pra ele, mas acaba fazendo tudo diferente, e não aceita que está viciado. Bom, ler os seus textos me ajudou muito, pois, vejo que não estamos só, e aprendo muita coisa com isso.
    Obrigada, e que vc consiga vencer essa batalha.

    ResponderExcluir