domingo, 10 de agosto de 2014

Dia dos Pais e cade você??

Ontem eu estava deitada em minha sala assistindo, quando de repente minha filha entra na sala e me faz a seguinte pergunta: - Mãe, você sabe que dia é amanha??
Confesso que na hora não me lembrei, mas logo em seguida já  veio em mente, DIA DOS PAIS.
Pude ver a tristeza dela ao me fazer esta pergunta e logo em seguida relembrar quantos dias dos pais, aniversários, natais e outras datas comemorativas foram destruídas pela presença das drogas na vida de meu familiar adicto.
Fiquei muito triste ao ver minha filha se sentar na varanda e chorar, alias chorar é uma coisa que ela faz com muita frequência.
Depois do nascimento de sua filhinha, ela melhorou muito pois passa a maior parte do tempo cuidando da pequena, e isso faz com que ela tire o foco dos problemas de sua vida.
Mas quem acompanha minha história sabe que minha filha sempre foi uma criança e depois uma adolescente depressiva, me preocupo muito pois vejo claramente que ela não é feliz.
Por mais que com o tempo ela tenha aprendido a lidar com o problema de adicção do pai, hoje ela entende a doença, e entende o comportamento e sintomas que a dependência química causa na vida dele, ela ainda não consegue se desligar e ter serenidade para conviver com ele.
Acho que nós duas ficamos meio neuróticas pesquisando tanto sobre este assunto, para poder entender melhor esta doença que nos causava tanto sofrimento.
Livros, Reportagens, matérias na internet, grupos de ajuda, blogs...Tudo que se diz respeito a adicção e codependencia nós procurávamos ler para poder sabermos com o que estávamos lidando.
Mesmo conhecendo melhor a doença hoje, minha filha ainda não superou todo sofrimento e traumas do passado, as varias recaídas do pai, as vezes que ela pensou que ele houvesse morrido, recordo-me uma vez, quando ela era menor que ela me fez a seguinte pergunta:- Mãe, sabe quando uma pessoa que você ama muito morre e você sente aquela dor horrível porque sabe que nunca mais vai ver aquela pessoa?
Eu disse, sei sim minha filha, ela me disse com a voz embargada- Então é assim que me sinto pelo menos duas vezes ao mês quando meu pai tem recaídas, eu sempre penso que ele pode estar morto que nunca mais vou vê-lo, praticamente já fiquei de luto psicológicamente varias vezes pelo meu pai que esta vivo.
Nunca pude esquecer aquilo, acredito que ela também não.
É triste você deitar a cabeça no travesseiro para dormir sem saber onde esta seu ente querido, sabendo que ele esta se matando aos poucos e você nada pode fazer.
Sugerir o desligamento emocional com amor é fácil, mas botar em pratica é difícil. 
Hoje é um dia especial, é dia dos Pais é um dia para a família estar reunida, um dia que minha filha gostaria de ter o pai ao seu lado, mas infelizmente ele ainda não caiu em si e está pelas ruas.
Para nós mães, pais ,esposas, irmãos que temos um familiar adicto é extremamente doloroso e difícil, mas acredito que para os filhos seja pior, pois Pai e Mãe, é para nós filhos como heróis, alguém a quem a gente ama e tem como exemplo, alguém que desejamos espelhar, alguém que nós esperamos que cuide da gente, nos proteja, nos ensine, são o nosso orgulho, pelo menos a grande maioria.
Não existe como medir a dor, ou quem sofre mais com tudo isso, todos saem perdendo. Mas pude ter a certeza e constatar que uma criança criada onde tem um adicto que não está em recuperação cresce com muitos traumas, falo isso para que sirva de alerta para os pais, pensem primeiro em seus filhos, cuidem deles, olhem para eles, lhes de atenção, se eu pudesse voltar atrás com o conhecimento que tenho hoje, jamais teria criado minha filha no meio da adicção ativa de meu familiar. Mesmo meu familiar adicto sendo um pai muito amoroso e preocupado com a filha, quando esta limpo e em recuperação, ela não consegue ainda superar todos os traumas que passou na infância.
Bom meus queridos, eu estou triste sim, mas mantenho minha serenidade e prossigo com minha vida enquanto ele não recupera a sanidade e volte para casa. 
Estou pensando seriamente que medida vou tomar quando ele chegar. Uma coisa é certa do jeito que está não da para ficar.
Vou fazer um almoço para minha família, assistir a alguns filmes, ocupar minha mente com coisas saudáveis.
Por ele, continuarei orando para que ele tenha um despertar espiritual e volte a sanidade e prossiga com sua vida.
Gostaria de desejar um feliz dia dos Pais, a todos os papais e que Deus os abençoe com muita paz, amor, saúde e serenidade. Amo todos vocês incondicionalmente.

Um comentário:

  1. Oi Lu. Sei bem do que você está falando. Meu namorado estava em tratamento e desistiu da internação, faz 1 semana. Ontem ele brigou com o pai dele, que expulsou ele de casa, e eu não sabia pra onde ele tinha ido, nem onde estava, até hoje, agora pouco. Mas até receber essa ligação, não parava de pensar que ele pudia ter passado a noite na rua, ou se estava vivo ainda. Ele sofre de depressão, pudia ter se metido em encrenca pra tentar se matar, como já fez algumas vezes. Graças a Deus não aconteceu. Mas sei bem como é ficar de luto psicologicamente por alguém que está vivo, como você disse. Que vida triste. Sinto muito por vocês. Sinto pelo seu dia. Sinto pelos nossos entes queridos. Só podemos orar por eles e esperar que eles tomem juízo. Força pra vocês. Tamo junto. Bjs

    ResponderExcluir