sábado, 9 de agosto de 2014

Recaída...


Olá meus amigos...
Hoje infelizmente não posso dizer que esta tudo 100% bem em minha casa pois meu familiar adicto, mais uma vez saiu em sua busca insana pelas drogas...Mais uma vez ele a escolheu, mais uma vez ele trocou o conforto do nosso lar, o amor de nossa família, pelo frio, fome, humilhações e vexames passados nas ruas...
Mas uma vez esperamos ele após o trabalho para jantar com a nossa família e ele não veio. Mais uma vez ela venceu...
Por mais que eu me esforce e quase funda os meus neurônios procurando achar uma resposta , um porque para tudo isso, jamais irei entender...Fazer o que?? Infelizmente, por mais insana que seja é uma escolha dele, e mesmo que eu não entenda, tenho que aceitar e respeitar as escolhas dele, não posso ter controle sobre outra vida que não seja a minha. Fico triste por ser impotente perante esta situação, não tem como não se abalar com isso, vejo sua luta diária para se manter longe do crack, é triste ver quem amamos se afundando e se perdendo em suas insanidades e não podermos fazer nada, não tem como não se entristecer, afinal somos seres humanos e sentimos amor pelos nossos semelhantes.
Por mais que eu veja ao longo destes dois anos em houve grandes progressos em minha recuperação da codependencia, certos traumas e lembranças permanecem para sempre em nossas vidas, e isto não depende do nosso querer. Ainda erro muito e tenho muito o que aprender.
A codependencia precisa ser tratada assim como a adicção, pois os transtornos que ela causa na vida de nós familiares são tão graves quanto os da dependência química.
Só é possível conseguirmos ter uma vida saudável, se estivermos bem com nós mesmas e se tivermos conhecimento da nossa doença e de nosso familiar adicto para ajuda-lo com assertividade se assim ele quiser. Infelizmente não depende do meu ou do seu querer, pois se assim fosse não haveria um só adicto sofrendo nas garras da adicção. Tenho certeza que assim como eu, muitos familiares que sofrem a problemática de ter um dependente químico na ativa em casa pudessem fazer algo, com certeza não mediriam esforços para ''solucionar o problema''. Dependência química, doença que não tem cura mas pode ser estacionada se o adicto se propor a viver em constante recuperação. Somente se o adicto ''quiser''... Tudo depende do querer deles.
Hoje em dia falta muito conhecimento. O índice de recaídas de adictos que acabam de concluir tratamentos em clinicas e comunidades terapêuticas está cada vez maior, e a principal causa é a falta de preparo do familiar de saber lidar com o familiar adicto quando ele volta para casa.
Falo isso por experiencia própria , em algumas internações de meu familiar adicto eu cometi erros que vejo que hoje contribuíram para suas recaídas..Entendam bem, não que a culpa pelas recaídas fossem minha, pois ele tem suas escolhas, e arca com as consequência das mesmas...Mas se eu houvesse buscado entender naquela época a doença dele e a minha, muitas situações desastrosas, brigas e recaídas poderiam ter sido evitadas..
Nós codependentes temos esta mania de querermos controlar o tempo todo os passos e atitudes de nossos familiares adictos, impedindo que eles vivam suas próprias vidas e façam suas escolhas, pensando que assim supostamente as recaídas possam ser evitadas.
Nada pode evitar a recaída quando eles estão no propósito de usar e não estão em recuperação.
Por isso é muito importante que continuemos prosseguindo com nossas vidas por mais difícil que seja, e entregarmos nossos problemas e preocupações nas mãos do Amantíssimo Deus.
Quanto a mim, nestes momentos difíceis, procuro ocupar minha mente com outras coisas que não seja o adicto, procuro ver um filme, fazer uma caminhada, enfim, tirar o foco do problema.
Quando criei este blog foi para relatar exatamente como é a convivência com um dependente químico, aqui relato minhas insanidades, as dele, recaídas dele, as minha, conto como me sinto, minhas alegrias e minhas frustrações, as consequências na vida dos filhos, quem acompanha o blog pode ver que nesses dois anos evolui um pouquinho e a cada dia que passa eu aprendo mais com a ajuda de vocês. 
Sinto como se fossemos uma grande família lutando pelos mesmos objetivos, e sozinha eu jamais conseguiria.
Hoje postei algo no meu face a respeito da falta de informação sobre a doença e como nós nos unindo poderíamos fazer um mundo melhor, basta cada um fazer sua parte.Tá faltando menos pré-conceito, mais compreensão, tá faltando mais amor ao próximo.

''O grande problema deste uso desencadeado de drogas dos dias atuais é a má informação, era necessário que discutisse esta questão nas escolas, nas casas, com os pais...A sociedade inteira deveria discutir isso abertamente, sem moralismos, sem medos, sem preconceitos. Se as pessoas soubessem os riscos que elas correm, os danos que as drogas causam ao seu corpo, ao seu cérebro, a sua alma, jamais chegariam perto dela... É nosso dever mudar a cara do mundo, mas com nossos neurônios saudáveis, com idéias, e não com nossos cérebros entorpecidos.'' 

Desejo a todos um ótimo domingo e uma semana repleta de paz, amor e serenidade em seus lares..Amo todos vocês incondicionalmente.  

3 comentários:

  1. Laura (nome da minha sobrinha amada) estou cansada. Meu irmão é dependente do alcool ha mais de trinta anos e não aguentamos mais... Gostaria de ainda ter amor mas penso no meu pai que sofre muito por ver o filho ofendendo e o ameaçando de morte. Me ajude...

    ResponderExcluir