segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Descontrole e perdas...

Olá meus queridos!!
Aqui em casa tudo permanece em paz e meu marido continua limpo e em recuperação só por hoje.
O sonho de todo dependente químico que atinge um ponto onde abandonar o uso das drogas e álcool tornou-se uma necessidade é retomar a primeira fase de sua adicção ativa. Nesta fase era possível obter o prazer da descoberta de um novo estado de liberdade, sem sofrer severas conseqüências. Tudo era novo, gostoso e colorido.

Essa tentativa muitas vezes perseguida arduamente tem levado dependente à loucura e à morte.
Buscam incessantemente o controle no uso, porque sabem que se isso não ocorrer só restará render-se e render-se significa derrota, tudo que não Significa desejamos na vida. Ser derrotado significa perder.
A doença da dependência química tem uma característica fundamental que é a negação, a negação que não permite ao dependente perceber e aceitar todas as perdas que ele já sofreu e continua sofrendo enquanto permanece na ativa. Podemos iniciar esta lista com uma perda extremamente significativa que é o poder de decidir sua própria vida.
A liberdade de escolha lhe é totalmente retirada, e isso é fruto da progressão da doença. A partir daí inúmeras outras perdas podem ser relacionadas.
As oportunidades de aproveitar as chances de crescimento emocional, intelectual, social, profissional e material tornam-se tão escassas que viver uma vida sedentária e até marginalizada são resultados do descontrole característico da dependência química.
A recuperação a fruto da abstinência completa do uso de substancias psicoativas (drogas) somada as mudanças no seu estilo de vida. Usando desta “fórmula” é possível gradativamente ir retomando o controle de sua vida (exceto quanto ao uso de álcool e drogas) e frear as perdas resultantes da doença. O dependente químico deveria ser rigorosamente honesto consigo próprio para perceber que este ciclo vem se repetindo há tempos e que enquanto não for rompidos somente um final triste e enlouquecedor estará assegurado em sua vida. Este é o ultimo tópico da lista, a perda da própria vida.
Tentamos encontrar a liberdade através das drogas e do álcool, acabou por tornar-se escravo. Não é valido no processo de recuperação viver lamentando-se de tudo que perdeu, esse tipo de comportamento só faz crescer a culpa e a
autopiedade que para os dependentes químicos também são drogas que os levam ao inferno da adicção.
Não importa o que foi perdido, afinal nada poderia ser feito para frear esse descontrole; mas no momento em que procurou ajuda e a recebeu, tornou-se então possível romper esse ciclo. Cabe agora aceitar a doença e as suas conseqüências, responsabilizando-se por sua própria vida e recuperação e procurando meios de conduzir-se de uma maneira mais segura rumo ao crescimento necessário para a obtenção da liberdade da escravidão que a dependência química causou.
Talvez não possamos nunca obter total controle sobre nossas vidas, mas é possível controlarmos o dia de hoje.
Paz e serenidade a todos nós...

Nenhum comentário:

Postar um comentário