segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

DESLIGAMENTO EMOCIONAL


Esta é umas das Ferramentas mais importantes e mais difíceis de entendermos e aplicarmos na nossa Recuperação.
Nos ¨Desligarmos Emocionalmente¨ do nosso Adicto é nos permitir despir de todos os nossos preconceitos, pré-conceitos que fomos anexando ao nosso modo de pensar e viver e que foram se enraizando dentro de nós.
Desligarmos é nos permitir ter limites, é permitir termos liberdade, termos direito, sermos felizes, pois, agora temos opções, temos escolhas e não mais obrigações somente.
É compreendermos, é termos compaixão, é sabermos que a nossa felicidade agora não depende de terceiros, do bem-estar do Adicto, do bem-estar do patrão, do vizinho. Esta felicidade agora esta sobre nosso Controle, em nossas mãos.
Quando ¨Desligo-me Emocionalmente¨ do meu Adicto coloco seu problema como sendo seu, somente seu e permito analisar as minhas atitudes de forma mais clara, racional, pura. Desligando-me do meu emocional passo a colocar na minha vida um novo lema, ¨Pensar¨.
Foco meu Adicto agora com um olhar que me permite ver tudo que esta a minha volta, com uma nova concepção, um novo horizonte. Vendo-o agora como portador de uma doença e não mais como um pobre coitado ou um ser cheio de falhas de caráter, desonesto, imoral, amoral.
Com o Desligamento Emocional sentimentos negativos como Raiva, Frustrações, Auto-piedade, Controle desaparecem e fica em mim a certeza de que não sou mais responsável pelo adicto, que não tenho culpa por sua doença e não tenho o poder de curar sua insanidade e que preciso apenas agora procurar a minha ¨Sanidade¨ e a ¨Recuperação¨ da minha doença. Para que quando meu Adicto solicite a minha ajuda, eu possa saber julgar se minhas atitudes não são facilitadoras ou uma forma de manipulação minha ou dele.
Começo a dar a mim oportunidades para minha recuperação e a permitir que o outro tenha chance para sua recuperação, pois, agora eu deixo que o outro dirija a sua própria vida, que seja responsável por ela e que saiba que arcará com as conseqüências das suas atitudes.
Ao me ¨Desligar Emocionalmente¨ passo a ter ¨Serenidade, Coragem e Sabedoria¨.
Desligar-me é conseguir o verdadeiro Amor por si e pelo ou outro.
Desligar-me é encontrar a liberdade.
Desligar-me é exercer o Amor verdadeiro, o ¨Amor incondicional¨.
Amar é não impor condições para este Amor. Amar é opção, é escolha sem me preocupar se é preto ou branco, se é feio ou bonito, se gostam ou não gostam, se cheira ou se fuma.
Desligar-me é dar aos outros a liberdade de se responsabilizarem por si.
O familiar do ¨Adicto¨ tem uma grande dificuldade em compreender este conceito, pois, ainda tem o conceito de que tem o ¨Poder¨ pelo outro.
¨Desligar-me Emocionalmente¨ do Adicto não é deixar de se importar com ele, não é deixá-lo de amá-lo, nem é ser cruel, mas sim, exercer o verdadeiro Amor.
É verdadeiramente ¨Ajudar¨, pois agora, exercito o ¨Viva e Deixe Viver¨, tendo o outro a ¨Liberdade¨ de escolha e de assumir seu lugar neste mundo, aprendendo com os erros e fortalecendo-se com os acertos.
Desligar-me do Adicto é vê-lo não como ¨Príncipe¨ e nem como um ¨Sapo¨ de um conto de fadas, mas sim, ver o outro como um ser humano cheio de qualidades e contradições assim como eu também sou.
É vermos nele, no outro o nosso próprio reflexo de simples seres humanos que somos.
É retirar o foco do Adicto e colocarmos em nós, é ver as nossas ¨drogadições¨, nossas deficiências, nossos complexos, erros e compreender que acima de tudo temos o direito e a escolha de sermos feliz.
É ver o meu ¨EU¨ para que eu não julgue mais o ¨EU¨ do outro.
Desligar-me é me desprender, é desatar nós, é soltar minhas asas para que junto com outro; se ele assim o quiser; aprendamos a voar; juntos ou não; mas aprendamos.

2 comentários:

  1. Eu literalmente me vi nesse texto. Ainda não consigo me desligar mas sei que esse dia está cada vez mais perto...

    ResponderExcluir
  2. Aprendi este conceito - o DESLIGAR, nas Famílias Anónimas. No meu entender é uma tarefa neessária mas difícil porque acreditamos sempre numa nova oportunidade e acabamos por criar expectativas. Vivo este problema há décadas. Tornei-me codependente do meu filho. Acredito que o Desligar é o caminho, um caminho de Amor, por ele e por mim e uma forma de recuperar a dignidade..Um dia de cada vez! Obrigada

    ResponderExcluir