segunda-feira, 13 de outubro de 2014

42 DIAS EM RECUPERAÇÃO

Olá meus queridos...
Graças a Deus aqui em casa tudo segue em paz e hoje faz 42 dias que meu familiar adicto está limpo e em ''RECUPERAÇÃO'.
Fazia muito tempo que o adicto de minha convivência, não entrava realmente em recuperação.
Bebia todos os dias a quase dois anos, e sempre tinha recaídas na droga de sua preferência.
As vezes, quando ele conseguia ficar limpo, não estava em recuperação, pois os comportamentos dele continuavam iguais aos de um adicto na ativa.
Durante muito tempo ele tentou sozinho parar de fazer o uso da droga, mas suas tentativas eram todas em vão, pois ele tinha muitas reservas, e vivia no auto engano.
Não tinha a humildade para aceitar nem o primeiro passo, não aceitava que era um adicto.
Tentava de todas as formais levar uma vida normal, sem tratamentos, internações, reuniões do NA...
Mas ele não era uma pessoa normal, ele é portador de uma doença incurável, progressiva e fatal.
Ele sempre tentava substituir o uso da droga por outra droga que é o álcool. Mesmo sabendo que 99% de suas recaídas estava diretamente ligada ao uso de bebidas alcoólicas.
Meu familiar é um dependente cruzado do álcool e crack, e nunca fez o uso de drogas se não estivesse embriagado. Para ele bastava evitar o primeiro gole que ele conseguiria se manter limpo.
Mas todos nós sabemos que não é simples assim. Infelizmente esta doença é muito traiçoeira e quando menos esperamos, ela vem como um trem desgovernado derrubando tudo e nos dá uma rasteira. Não existe possibilidade de um adicto ''beber socialmente'' sem ter uma recaída, eles podem até conseguir por alguns dias beber sem grandes estragos, mas como a doença é compulsiva, eles logo perdem o controle e começam a beber exageradamente até ficarem embriagados. E com isso vem as tão indesejadas e temidas recaídas.
Este ciclo destrutivo durou muitos anos na vida de meu familiar. Todas as vezes que ele conseguiu ficar limpo, era quando ele parava definitivamente de beber. Mas de alguns anos para cá ele não conseguia permanecer por muito tempo limpo. Conseguia até se manter limpo da droga, mas em compensação bebia exageradamente todos os dias. O máximo que ele conseguia ficar sem o álcool era uma semana. Depois começava a ficar irritado, nervoso, com crises de abstinência, procurava motivos para uma discussão para ter um pretexto para sair para beber. E muitas vezes nem motivos arrumava mais, simplesmente saia e bebia sem dar satisfações.
Isso já havia se tornado rotina para ele, e mesmo vendo que cada dia a doença progredia mais, não conseguia ficar sem fazer o uso do álcool.
Logicamente, que por mais codependente que eu seja, (e eu sei que ainda sou muito) eu já estava cansada daquela vida e decidida a procurar uma casa para morar com minha filha e deixar ele seguir com suas escolhas. Aquela situação foi desgastando nosso relacionamento, nossa família e fomos ficando cada vez mais distantes, Tinha dias que não trocávamos uma palavra durante o dia.
Quando decidimos fazer o tratamento com a ibogaína, estávamos apreensivos e com medo de não dar certo. Mesmo vendo muitos casos de pessoas que fizeram o tratamento e estavam limpos a muitos anos. Não custaria tentar, afinal já estavam se esgotando todas as outras possibilidades de recuperação para ele. Nestes quase vinte anos de convivência com meu familiar adicto, já havíamos tentado de todas as formas buscar ajudas, nas clínicas, Caps, grupos de ajuda, medicamentos, psicólogos e até nas igrejas.
Infelizmente, tudo durava apenas um tempo e ele já voltava para ativa.
Tenho visto nestes 42 dias que meu familiar está limpo e em recuperação uma grande mudança na vida dele. Está mais animado, mais disposto, não tem aquelas crises de abstinência, tem feito exercícios regularmente, deixou o cigarro, começou a frequentar uma igreja, e até mesmo da alimentação ele está cuidando. ( decidiu que vai entrar em forma)
É claro meus queridos, que ele ainda tem os comportamentos de adicto, como egoísmo, infantilidade, e as vezes age com estupidez.(mas nada comparado a antes) mas isso só vai mudar com a ajuda de terapias que ele tem que fazer por um bom tempo após o tratamento com a ibogaína. Afinal a ibogaína cura o vício, mas como a adicção é uma doença comportamental, isso só vai ser tratado com a ajuda de terapias e com o tempo.
Graças a Deus ele diz que não sente vontade nenhuma de usar drogas, beber ou fumar.
Aqueles pesadelos que antes o atormentavam tanto, ele não tem mais, ele sonhava com frequência que estava usando drogas.
Graças a Deus a sua rotina de vida mudou drasticamente após o tratamento, e hoje ele trabalha o dia todo, chega em casa, toma um banho e vai malhar.
Tem ido a igreja ao menos duas vezes por semana, e quando está de folga ficamos em casa assistindo filmes, coisa que a muito tempo não fazíamos.
Hoje também tenho motivos para estar duplamente feliz, pois minha irmã que também é adicta, começa a fazer o tratamento com a ibogaína. Até sexta feira ela ficará na clínica fazendo o tratamento, e quando ela chegar também irei relatar aqui no blog como será a sua recuperação.(se assim Deus quiser)
Só tenho motivos para agradecer a Deus por estes 42 dias de paz que ele me permitiu passar.
Eu como sempre, estou cuidando de mim e da minha recuperação. Tenho passado por algumas dificuldades por causa de minha codependencia (nada relacionado ao meu familiar adicto).
Mas estou procurando me policiar para não ter ''recaídas de comportamento''.
Continuo com os pés no chão, não criando expectativas para não me frustrar. Mas sempre tendo muita fé, de que é possível sim, um adicto sair do mundo das drogas e entrar em recuperação.
É possível viver dias melhores, dias em paz, dias felizes. 
Deus é maravilhoso, e nos dá uma saída para tudo, enquanto vivemos, podemos ter esperança.
Só por hoje estou feliz, em paz e com um sentimento de que valeu a pena ter lutado, ter insistido e ter ficado para poder compartilhar deste momento feliz que meu familiar está vivendo.
O dia de amanhã?? Não sei...Mas só por hoje meu familiar está limpo e em recuperação a 42 dias.
Procuro vivenciar cada momento destes que vivemos em paz e aproveitar ao máximo cada minuto.
E isto é motivo para eu agradecer muito a Deus por tudo que tem feito em nossas vidas.
Amo todos vocês incondicionalmente. Muita paz e serenidade a todos.

3 comentários:

  1. Muito feliz por você. Que Deus continue abençoando vocês.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Continue postando a evolução dele, tenho certeza que serão muitas bênçãos!

    ResponderExcluir