sábado, 16 de agosto de 2014

Sozinha eu não consigo...


Bom dia queridos(as) amigos(as) que o final de semana de vocês seja repleto de paz, amor, e serenidade ao lado de seus familiares.
Bem meus Queridos, esta semana não foi nada fácil aqui em casa, sexta feira passada meu familiar adicto depois de trabalhar o dia todo, teve uma recaída e não voltou para casa,  retornou na terça-feira de manhã.
Como das outras vezes, chegou muito cansando e naquele estado depressivo que o adicto fica depois das recaídas. Mesmo assim ele foi trabalhar a semana toda.
Conversei muito com minha filha a respeito da decisão que iriamos tomar para ajuda-lo a entrar em recuperação de uma vez por todas. Afinal de contas só podemos ajuda-lo se mudarmos nossas atitudes.
Como eu já relatei diversas vezes em meu blog eu não tenho coragem e não me sinto preparada para colocar meu familiar adicto para fora de casa, pois ele não tem familiares, e por outros motivos particulares que não vem ao caso eu expor aqui. Já fiz de tudo que podia ''achando'' estar ajudando, muitas vezes acertei, outras errei, jamais permiti o uso de drogas dele dentro de casa, e procuro não facilitar em nada a vida dele para que ele faça o uso, mas como todos nós sabemos, não depende de mim, com o passar do tempo fui cortando o máximo de regalias que pude da vida dele para que ele arcasse com as consequências do uso, inclusive faz algum tempo que não estamos juntos, fiz isto para ver se ele tomava alguma decisão e entrava em recuperação, mas não surtiu efeito.
Eu sei que a grande maioria dos adictos só decidiram realmente entrar em recuperação quando perderam tudo em suas vidas e chegaram ao fundo do poço, infelizmente existem também muitos casos de adictos que quando familiares o colocam para fora desistem de lutar e se entregam de vez as drogas se afundando ainda mais no vício, muitos morrem sem conseguir sair desta vida, outros tiram a própria vida no momento de desespero, enfim não tem como você prever o que pode acontecer com a atitude que você vai tomar, por mais assertiva que seja.
Aqui neste blog, falo de mim, de meus medos, de meus sentimentos, em nenhum momento aconselho ninguém a seguir minha história como exemplo. Aqui relato a minha vida e esta é a minha história. Cada um conhece seu familiar adicto e sabe como melhor lidar com ele.
Muitas pessoas me perguntam se devem persistir ou não em seus relacionamentos com seus adictos, não respondo que sim e nem que não, cada um sabe de seus limites. Nunca disse que a convivência com um adicto é um mar de rosas e nem que seria fácil a convivência com eles, Acredito que a base de todo relacionamento é o amor, temos que ser pacientes, tolerantes e principalmente tem que haver respeito de ambas as partes. Mesmo amando muito, muitas pessoas não suportam levar este tipo de vida e eu respeito muito a decisão de cada um, pois sempre deixo muito claro neste blog que devemos fazer o melhor para nós. Temos que estar felizes com nós mesmas. Cada um de nós sabe até onde conseguimos ir.
Tem uma frase que gosto muito que diz assim:
''Quando a dor de não estar vivendo for maior que o medo da mudança, a pessoa muda''.
Enfim queridos, conversei muito com meu familiar adicto esta semana e ele apesar de prometer mudanças, que vai se tratar,e blá, blá, blá, deu para ver que ele ainda estava na negação.
Por este motivo eu disse a ele que eu iria procurar uma casinha menor e iria me mudar, e o dia que ele realmente decidisse entrar em recuperação que a família dele estaria o esperando de braços abertos para ajuda-lo.
Ele fez drama, chorou, fez chantagem emocional, disse que estávamos sendo ''injustos'' com ele justamente agora que ele decidiu mudar...Enfim...aquelas manipulações de sempre.
Ontem ele trabalhou o dia todo novamente e mais uma vez, não voltou para casa. Mais uma vez foi atrás da droga.
A unica coisa que posso fazer é manter minha serenidade, orar, e pedir mais uma vez a Deus, que o guarde, apesar de toda sua insanidade neste momento e de suas escolhas erradas.
Comecei a procurar uma casa na terça-feira, estamos firmes no propósito de que se tomarmos esta atitude ele possa ter um choque de realidade e ficando sozinho ele decida mudar.
Como ele trabalha, ele pode pagar um lugar para ele ficar e com certeza não vai ficar na rua, isto me preocupa menos.
Mas não posso mentir que o fato de deixarmos ele sozinho não me deixe preocupada e com muito receio, mas tenho que ter consciência que não tenho o controle sobre nada.Tenho que viver e deixa-lo viver com suas escolhas.
Quando se trata de adicção não existe uma receita de bolo que sirva para todos.
Não estou o abandonando, nem é minha intenção, apenas vou mudar de estratégia para ver se muda esta situação antes que se agrave. Se ele persiste em fazer suas escolhas, mesmo que sejam erradas, tenho que respeita-lo, mas isso me dá o direito de fazer minhas próprias escolhas também.
E eu escolho viver uma vida saudável ao lado de alguém que esteja realmente em recuperação, enquanto não for assim, que ele siga sozinho seu caminho.
Por mais que eu ame meu familiar adicto, não aceito continuar vivendo ao lado dele se ele continuar nesta negação. Todos sabem que o problema maior de meu familiar é o álcool, que usado com frequência consequentemente o leva ao uso da droga, ainda que a droga (crack) não seja usada com tanta frequência, pois ele passa até meses sem fazer o uso( pelo menos passava), a insistência pelo uso desta outra droga que é o Álcool, me incomoda muito e faz com que ele nunca consiga entrar em recuperação.  

Esta semana, ele falou diversas vezes sobre o desejo de fazer o tratamento com a ibogaína, faz muito tempo que ele tem este desejo, mas até para fazer este tratamento a pessoa precisa ''querer'', pois de nada adiantaria este tratamento sem o real desejo dele de parar com o uso.
Tenho recebido,mensagens, emails e algumas ligações de companheiros que fizeram este tratamento e tem obtido ótimos resultados. Estou pensando seriamente em dar um jeito de ajuda-lo a fazer este tratamento.
Mas enquanto isso vou afastar-me e deixar que ele fique um tempo sozinho para ver se ele acorda para realidade.
Espero realmente que eu esteja tomando a decisão certa e que Deus me guie nos meus caminhos fazendo eu tomar as decisões mais assertivas para minha família.

Meu marido é um adicto e sempre vai ser. Talvez ele nunca mais use drogas.Ou talvez volte a usa-las. Mas, independente disso, eu também tenho uma vida e é sobre esta vida que deve estar os meus sonhos e os meus desejos de conquista.( Amando um dependente químico-Dias de dor)

Obrigado Deus, obrigado a todos os leitores pela força e pelo carinho, pelas mensagens de conforto e principalmente pelas orações. Amo todos vocês incondicionalmente. Sozinha eu não consigo.

''Eu seguro minha mão na sua e uno meu coração ao seu para que juntos possamos fazer o que sozinha eu não consigo''

5 comentários:

  1. sou uma adicta em recuperação, e lendo sua postagem conclui que vc necessita frequentar salas de naron para procurar uma estrutura juntamente com sua filha para conviver com seu esposo.Lamentavelmente mmuitos adictos só procuram ajudar quando chegam ao fundo do pçosso e do poço, ja ouviu falar em desligamento emocion al com amor?Trata-se de deixá-lo seguir a vida dele como o faz feliz,há muitos anos atras vi um filme in titrulado despedida em las vegas, onde um alcoolista à despeito de ter encontrado uma mulher amada decide beber até morrer, e ela, por amor deixa-o beber ate a morte.Me parece que seu esposo necessitar ser sacudido para decidir pela RECUPERAÇÃO, MAS SE ELE NÃO DECIDE, LEMBRE-SE SUA FILHA PRECISA DE DIREÇÃO, APOIO E CARInho.

    ResponderExcluir
  2. as drogas não contagiam, mas são contagiantes, peça ajuda especializada para vc se fortalecer.e dependendo do grau de sua dependencia por ele, material, financeira, etc vc precisa reagir e perceber que esta perdendo seus melhores anos com um alguém que nem sabe o que é amar.Comece por uma sala de naranon, essas salas em geral funncionam onde existem grupos de narcóticos anônimos, meu facebook é joodoriges, estou à sua dispoisição para te dar direções (se puder) conta comigo e um abç de muita paz e serenidade, sinceramente.

    ResponderExcluir
  3. outra coisa: quando fui ameaçada de ser largada por meu ex marido procurei logo um cventro de recuperação,as vezes o adicto precisa de um choque emocional, seja qual fou sua decisão conte comigo, abç de paz e serenidade.

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu, bom dia! Aconteceu alguma coisa com seu face? Gde bj
    Tatiana

    ResponderExcluir
  5. Oi lu! Vc ja pensou em uma internação involuntaria?alem do que ele pode ficar afastado pelo inss e vc recebe e pode pagar aluguel

    ResponderExcluir