quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Cocaína acelera o envelhecimento do cérebro, conclui pesquisa




“Dependência de cocaína acelera o processo de envelhecimento do cérebro”, concluíram pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. No estudo publicado no periódico Molecular Psychiatry, a equipe comparou o cérebro de usuários e não usuários de cocaína e concluiu que a droga provoca uma perda maior da massa cinzenta do órgão. “Dependentes de cocaína perdem massa cinzenta de forma significativamente mais rápida, o que poderia ser sinal de envelhecimento prematuro.E suas taxas de mortalidade são estimadas em até oito vezes maior do que na população saudável. Alterações psicológicas e fisiológicas normalmente associadas à velhice como declínio cognitivo, a atrofia do cérebro, ou imunodeficiência também são vistos nos dependentes de cocaína.”
Explica a autora do estudo, Karen Ersche:”Com o envelhecimento, todas as pessoas perdem volume de massa cinzenta. Essa é a região do cérebro que possui o corpo das células nervosas e abrange partes do órgão envolvidas no controle muscular, memória, emoções, fala e percepção sensorial, tais como ver e ouvir. No entanto, o que temos visto é que os dependentes de cocaína perdem massa cinzenta de uma forma significativamente mais rápida, o que poderia ser um sinal de envelhecimento prematuro.”
A pesquisa analisou o cérebro de 120 pessoas . “Metade dos participantes era dependente de cocaína e o restante não tinha histórico de abuso de drogas.” Os pesquisadores observaram que a perda de volume da substância cinzenta do cérebro relacionada à idade foi quase duas vezes maior entre o grupo de dependentes químicos do que entre as pessoas saudáveis. “Esse declínio foi maior no córtex pré-frontal e temporal – regiões do cérebro associadas à capacidade de atenção, de tomar decisões e também de memória. Nossos resultados demonstram claramente a necessidade de estratégias preventivas para enfrentar o risco de envelhecimento prematuro associado com abuso de cocaína. Os jovens que fazem o uso da droga hoje precisam ser educados sobre o risco a longo prazo do envelhecimento antecipado”, alerta Ersche.”Não somente os jovens devem se preocupar, mas também as pessoas mais velhas que estão expostas à droga há muito tempo.”


Fonte:http://blogs.jovempan.uol.com.br/campanha/cocaina-acelera-o-envelhecimento-do-cerebro-conclui-pesquisa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário