quarta-feira, 10 de outubro de 2012

LOUCURAS DA CODEPENDENCIA-VERGONHA!!!




ESTIVE REFLETINDO ESTES DIAS, E CHEGUEI A CONCLUSÃO DE QUE A ''CODEPENDENCIA" É TÃO GRAVE QUANTO A ADICÇÃO.

POR CAUSA DELA, COMETEMOS ATOS ABSURDAMENTE INSANOS, E O PIOR, SEM EFEITO DE NENHUMA SUBSTÂNCIA QUÍMICA. DE CARA LIMPA.

ESTAVA RECORDANDO UM FATO QUE OCORREU EM MINHA VIDA A ALGUM TEMPO ATRÁS, QUANDO JÁ ME ENCONTRAVA EXTREMAMENTE CANSADA DE PASSAR PELAS MESMAS SITUAÇÕES DE RECAÍDA DE MEU FAMILIAR ADICTO.
EU E MINHA FILHA,  TIVEMOS A ''BRILHANTE '' IDÉIA DE DAR UM CASTIGO A ELE. UM SUSTO, PARA QUE ELE NÃO SE ESQUECESSE JAMAIS DO SOFRIMENTO QUE ELE ESTAVA OCASIONANDO A NOSSA FAMÍLIA, POR CAUSA DE SUA ADICÇÃO...

 NÃO CUSTAVA TENTAR...NAS NOSSAS CABEÇAS COMPLETAMENTE ADOECIDAS PELA CODEPENDENCIA.

E FOI ASSIM, QUE, UM DIA, APÓS UMA DE SUAS RECAÍDAS, A QUAL ELE CHEGOU DEPOIS DE 3 DIAS; SUJO, COM OS PÉS MACHUCADOS, COM FOME, SEDE E CANSADO, QUE NÓS COLOCAMOS NOSSO PLANO MALUCO EM PRÁTICA...
QUANDO ELE ESTÁ SOB O EFEITO DE DROGAS, ELE FICA AVOADO E INOFENSIVO, MUITO LERDO MESMO. CONVENCEMOS ELE A SENTAR EM UMA CADEIRA PARA CONVERSARMOS, E NISTO AMARREI AS MÃOS DELE PARA TRÁS.

LOGO EM SEGUIDA AMARREI TAMBÉM OS PÉS, BEM APERTADOS PARA QUE NÃO HOUVESSE A POSSIBILIDADE DELE SE LEVANTAR OU CONSEGUIR SE SOLTAR.
TUDO ISSO SEM ELE ESBOÇAR NENHUMA REAÇÃO.
PEGUEI TAMBÉM UMA FRAUDA DE PANO E AMORDACEI ELE PARA QUE ELE NÃO GRITASSE E NÃO CHAMASSE ATENÇÃO DOS VIZINHOS...

A ESTA ALTURA ELE COMEÇOU A CHORAR... 

IMAGINO QUE MILHÕES DE COISAS DEVEM TER PASSADO POR SUA CABEÇA NAQUELE MOMENTO.
ELE TENTAVA FALAR, MAS COMO SUA BOCA ESTAVA AMARRADA NÃO HAVIA CONDIÇÕES.
LEMBRO-ME, QUE ERA UMAS DUAS HORAS DA MANHÃ, E EU DEIXEI ELE AMARRADO NO QUINTAL E ENTREI PARA MEU QUARTO E DORMI A NOITE TODA.
ACORDEI UMAS 9 HORAS DA MANHÃ, E ELE ESTAVA LÁ, RESMUNGANDO...

À ESTA ALTURA JÁ HAVIA PASSADO O EFEITO DA DROGA.
FUI CONVERSAR COM ELE E PERGUNTEI:   POSSO RETIRAR A FRAUDA DE SUA BOCA?? 
MAS SE VOCÊ GRITAR OU FIZER ESCÂNDALO, VAI SER PIOR E EU TE AMARRO NOVAMENTE ENTENDEU??

ELE BALANÇOU COM A CABEÇA POSITIVAMENTE, ENTÃO DESAMARREI A BOCA DELE.

ELE CHORAVA, IMPLORAVA PERDÃO, FALAVA QUE PRECISAVA DEITAR, QUE ESTAVA EXAUSTO, QUE QUERIA IR NO BANHEIRO. EU HISTÉRICA, GRITAVA PARA ELE CALAR A BOCA. DIZIA QUE QUEM ESTAVA CANSADA, EXAUSTA E QUE NÃO AGUENTAVA MAIS, ERA EU E MINHA FILHA.

DIZIA PARA ELE, QUE ELE QUE TIVESSE PENSADO ANTES, POIS AGORA ERA TARDE DEMAIS.
ELE DIZIA QUE ESTAVA COM FOME, MUITA FOME, POIS FAZIA 3 DIAS QUE ELE NÃO COMIA NADA. FOI QUANDO COLOQUEI O MEU PLANO EM PRÁTICA.

ESTÁ COM FOME? ESPERE AI...

FUI AO MERCADO E COMPREI ALGUNS FARDOS DE CERVEJA, ISTO MESMO QUERIDOS..."'CERVEJA'' A RAIZ DE TODOS MEUS PESADELOS.
VOLTEI E ENCHI UM COPO DE CERVEJA, ME APROXIMEI DELE E DISSE: " BEBE'...
ELE ME OLHOU ASSUSTADO, MAS TOMOU. PEGUEI OUTRO, E MAIS OUTRO, E MAIS OUTRO ATÉ QUE ELE NÃO AGUENTANDO MAIS IMPLOROU: PARA COM ISSO PELO AMOR DE DEUS!!
NÃO QUERO MAIS CERVEJA, EU QUERO COMIDA, ESTOU COM FOME.

PEGUEI MAIS CERVEJA E OBRIGUEI ELE TOMASSE.
-COME CERVEJA, VOCÊ NÃO GOSTA TANTO?
 ELE DISSE: EU QUERO IR AO BANHEIRO...
E EU: O PROBLEMA É SEU, FAÇA AI MESMO, E ASSIM ELE FEZ.

DEIXEI ELE LÁ AMARRADO E ENTREI, ELE TENTANDO SE SOLTAR, CAIU COM A CADEIRA NO CHÃO E MESMO AMARRADO E ACABOU DORMINDO.

VOLTEI A NOITE E ELE AINDA CONTINUAVA DORMINDO.

DEI UM BANHO DE CERVEJA NELE.

ELE ACORDOU ASSUSTADO, LEVANTEI A CADEIRA E ELE PEDIA:
ME DÁ COMIDA POR FAVOR?

E LÁ VINHA EU COM MAIS CERVEJA PARA ELE, ELE JÁ NÃO SUPORTAVA MAIS VER CERVEJA EM SUA FRENTE (E ESTA ERA MINHA VERDADEIRA INTENÇÃO).
IMPLOROU PARA QUE EU PARASSE, QUE ELE NUNCA MAIS IRIA PASSAR PERTO DE UMA CERVEJA NOVAMENTE.

 AINDA LEMBRO DE UMA FRASE QUE ELE DISSE: - SE EU ESTIVER NO DESERTO E SÓ TIVER CERVEJA PARA BEBER EU MORRO DE SEDE.

ACABEI SOLTANDO ELE, ELE FOI TOMAR UM BANHO, COMEU E DORMIU POR UNS DOIS DIAS.

DEPOIS DISSO ELE FICOU LIMPO UNS 5 MESES, MAS A DOENÇA É TRAIÇOEIRA E O ENGANOU NOVAMENTE.

PUDE PERCEBER QUE INFELIZMENTE NADA QUE EU FIZ OU FAÇA, MUDARÁ A SITUAÇÃO DO MEU FAMILIAR ADICTO SE ELE ASSIM NÃO QUISER...

CABE SOMENTE A ELE A RECUPERAÇÃO.

ISTO EU APRENDI.
CONFESSO QUE ESTOU MUITO ENVERGONHADA DE CONTAR ESTE FATO, E PENSEI MIL VEZES ANTES DE POSTAR AQUI, MAS PENSEI QUE TALVEZ SIRVA DE REFLEXÃO. PARA QUE  ENTENDAM O QUÃO GRAVE É A  CODEPENDENCIA.
E COMO NÓS FAMILIARES, QUANDO NÃO ESTAMOS EM RECUPERAÇÃO, PODEMOS PREJUDICAR NOSSOS FAMILIARES QUERIDOS. 
ALÉM DESTA, COMETI MUITAS OUTRAS INSANIDADES. ME ARREPENDO MUITO POR MINHAS ATITUDES, ESPERO DE CORAÇÃO QUE UM DIA MEU ESPOSO ME PERDOE. MAS ESTAVA COMPLETAMENTE ADOECIDA PELA CODEPENDÊNCIA.
CONTO COM A COMPREENSÃO DE VOCÊS!

MUITA PAZ E SERENIDADE A TODOS NÓS!

15 comentários:

  1. Lu..reconhecer um erro significa que está pronta pra recomeçar...e fazer diferente...não digo se a dependencia ou a codependencia é pior, as duas são terriveis, as duas tem graus mais amenos e graus mais profundos...o importante é que vc está disposta a fazer diferente...aproposito ja foi a algum grupo?..rs
    E parabpens pra sua filah ontem naum tava conseguindo abrir seu blog...bjinhuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ETA KEL,SOMENTE AGORA COM AJUDA DE TODAS VOCÊS ,PUDE ENXERGAR O QUANTO ESTAVA DOENTE NESTA MINHA CODEPENDENCIA,E AGORA ,MAIS DO QUE NUNCA ESTOU DISPOSTA SIM A PROCURAR AJUDA E PARTICIPAR DAS REUNIÕES, MAS NO MOMENTO PRECISO CUIDAR DO MEU PAI ,POIS SEU QUADRO CONTINUA GRAVÍSSIMO E MINHA FILHA ESTUDA A NOITE JUSTAMENTE NO HORÁRIO DAS REUNIÕES...MAS DEUS TEM O TEMPO CERTO.
      BEIJOS E OBRIGADA AMIGA!!

      Excluir
  2. Boa tarde linda! =) É com muita alegria que vejo este teu post, fico feliz pela sua inciativa. Que nossos irmãos possam ver sua atitude não para julga-las, e sim olhar para a si mesmos. Quantas por esses blogs já disseram manusear facas, querer agredir o adicto, torturas fisicas e psicologicas. Eu continuo frisando como nessas postagens, só o conhecimento é que nos liberta e a linha entre a razão e a loucura é muito proxima e todos nos precisamos de ajuda adictos ou não. Só por hoje voce constroi um futuro melhor, se se meu marido vai se recuperar, esperamos que sim mas só Deus sabe, não o sabemos e não podemos controlar, mas o que podemos ter certeza e de que vc e sua filha nunca mais viverão dias como esses, pois a verdade vai curar todas essas feridas e construir novos horizontes. Grande abraço e fica com Deus! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLA AMIGUINHA QUERIDA!
      TIVE A CORAGEM DE POSTAR UM DE MEUS MOMENTOS DE LOUCURA...
      CONFESSO QUE PENSEI MUITO ANTES DE POSTAR ,MAS FOI BOM,POIS LIBEREI ESTE SENTIMENTO QUE ESTAVA DENTRO DE MIM...
      NA ÉPOCA ME SENTI MUITO CULPADA,MAS AGORA SEI QUE ESTAVA PROFUNDAMENTE DOENTE E FORA DE MIM...
      AGORA É BOLA PRA FRENTE E FOCAR EM MIM E MINHA FILHA,EM NOSSO TRATAMENTO...
      GRANDE ABRAÇO PRA VOCÊ E MUITA PAZ...

      Excluir
  3. Puxa Lu, a codependencia é complicado viu, a gente sente muita raiva mesmo, mas todas essas ideias mirabolantes vc já viu que não adianta, né? Qdo descobri a dependencia quimica do meu marido em seguida conheci a minha doença tbm e passei a estuda-la, logo conheci os blogs, então de cara aprendi que nada dessas coisas adianta, e imagino hj a dor que vc sente sabendo disso. Mas como tudo na vida tem seu tempo, já diz em eclesiastes 3...chegou o tempo de vc conhecer a doença do seu marido, e hj vc entende que ele é doente e que vc e sua filha acabram adoecendo tbm, agora é cuidar da recuperaçao amiga...vivendo um dia de cada vez!


    Fica com Deus ! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SAUDADES EMILY!!!
      REALMENTE ESTA DOENÇA NOS DEIXA COMPLETAMENTE FORA DE CONTROLE,E NO FINAL TODOS OS ESFORÇOS SÃO EM VÃO...
      GRAÇAS A DEUS ME DESCOBRI DOENTE A TEMPO DE BUSCAR AJUDA ,POIS DO JEITO QUE ESTAVA LOGO IA PARAR EM UM HOSPÍCIO,KKKK.

      FICA COM DEUS LINDA! BJS

      Excluir
  4. Oi Lu, confesso que muitas vezes eu senti a mesma vontade.. mas vc foi mais corajosa e fez.. Me desculpa mas eu ri..rsrs..É triste amiga, mas tentamos de todas as formas tirar eles dessa vida e esquecemos de nós mesmas. Mas pra tudo se dá um jeito.. e vc é uma verdadeira vencedora!!!
    Forte abraço querida!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLA BIA QUERIDA!
      REALMENTE AS VEZES A GENTE PASSA DOS LIMITES ,ACHANDO FAZER A COISA CERTA ,MAS SÓ DEPOIS SE DA CONTA DO PAPEL RIDÍCULO A QUE NOS PRESTAMOS...MAS ESTE DIA REALMENTE FOI ENGRAÇADO AMIGA...
      NUNCA MAIS ELE ESQUECE!
      BEIJOS

      Excluir
  5. EU: MARISTELA
    Oi, tenho lido os posts, e parece que estou me vendo, até acreditei nessa ideias da Ibogaína, tava até pensando em fazer um empréstimo para fazer o tratamento, mais depois de ver tudo isso, parece que desanimei, sabe tbm estou cansada dessa vida, eu faço faculdade, temos um filho, mais parece que ele não quer saber de nada disso, venho trabalhar, ele ta em casa, sabe Deus fzndo o que, perdeu o emprego, estou querendo largar mão ja, fazem 6 anos que vivemos nessa mesma vida, desculpa desabafar aki, mais é que tenho vergonha de falar cm as pessoas entaum nem tenho com qm conversar sobre isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUERIDA MARISTELA ,SEI COMO VOCE SE SENTE QUERIDA MAS PEÇA FORÇAS A DEUS PARA PASSAR POR ESTE DESERTO,VOU DEIXAR MEU EMAIL PARA VC ME ADICIONAR QUANDO PRECISAR CONVERSAR COLEGA,VC NÃO ESTÁ SOZINHA...
      LUCIANA_MARCELINO29@HOTMAIL.COM

      Excluir
  6. Menina eu também cometi loucuras na ativa do meu irmão,com o tempo e conversando com pessoas q passam por isso também vi q não era a solução.Que bom q conseguiu desabfar imagino o qto pensou antes de postar com medo dos julgamentos,porém aqui estamos todas no mesmo barco,algumas estão já em recuperação outras não,porém sabemos muito bem o sentimento de impotência que sentimos,mas vamos deixar isso no passado e viver um dia de cada vez..Fica com DEUS queridaaa..

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga,
    Colocar para fora o que nós sentimos é realmente libertador. Esse é um espaço em que você pode ser você mesma, sem medo de julgamentos, pois, estamos todos no mesmo barco. Também já cometi algumas insanidades, não fui tão corajosa quanto você...rsrs...Mas, hoje percebo o quanto eu estava doente e quanto estou caminhando para o melhor. Tenho a certeza de que você também, pois, só o fato de reconhecer-se doente é o passo principal.
    Beijão e bom feriado!

    ResponderExcluir
  8. OBRIGADA MENINAS ME CONFORTA BASTANTE SUAS PALAVRAS!!!

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde meninas, Sou Thiago, sou um Adicto, e hoje também, dono de uma empresa especializada em resgate de dependentes quimicos,
    Os nossos medos morrem através da luz da exposição, então você assim o fez, com isso está se libertando de uma culpa. Quando conseguimos falar do problema abertamente, é porque ele deixou de ser um ressentimento. Este texto é importante para todos aqueles que têm problemas com dependentes químicos, pois é um assunto que vem crescendo cada vez mais, porém ainda não se tem muito acesso a informação. Sua atitude não foi nada mais que falta de conhecimento da doença. Acredito que agora vc já esteja frequentando grupos não é mesmo? Infelizmente o proximo eu nao posso mudar, e o mesmo só consegue abandonar um comportamento quando deixa de ver vantagem nele.
    Caso tenha problemas com Drogas, ou conheça alguem que tenha, eu posso ajudar, faço resgates no Brasil inteiro. Acesse: www.institutovidaremocoes.com.br

    ResponderExcluir