segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Como devo proceder com meu familiar adicto

Olá meus queridos... Algumas dicas de como agir com assertividade com nossos familiares adictos.

1) Você não é responsável pela dependência do seu familiar. Você não a causou, você não pode controlá-la e você não pode curá-la sozinho.

 2) Apesar de você não ser o responsável pela dependência do seu familiar, você é responsável pelo seu próprio comportamento. Você tem a escolha de ajudar o seu familiar a evitar o consumo de substâncias, através do adequado estabelecimento de limites, acolhimento, orientações e tratamento.

3) A dependência do seu familiar não é um sinal de fraqueza da sua família. Infelizmente, isso pode ocorrer em qualquer família, como quaisquer outras doenças.

4) Não ameace, acuse, moralize os erros passados do seu familiar dependente. Isso apenas tornará você o foco da raiva e frustrações do seu familiar dependente. Além disso, não ajudará o mesmo a modificar o seu comportamento.

5) No entanto, não mascare, desculpe ou proteja o dependente das consequências naturais do seu comportamento. Fazendo isso, você se torna ¨cúmplice¨ na perpetuação dos comportamentos irresponsáveis ou inadequados do Adicto.

6) Não tente encontrar fatos no passado do dependente, como traumas infantis, estresse no trabalho, problemas conjugais, para justificar o problema com as drogas. Isso somente promoverá a chancela ao indivíduo dependente para a manutenção do uso das substâncias.

7) Não faça ¨jogos de culpa¨ para o indivíduo dependente. Por exemplo, dizer que ¨se você realmente gostasse de mim, você pararia de usar drogas¨ realmente não funciona. Culpa não funciona.

8) Não use ameaças como forma de manipulação. Você pode e deve estabelecer limites, mas primeiro pense cuidadosamente e, então, esteja preparado para ir adiante. Se você não sabe o que dizer, é melhor não dizer nada.

9) Não permita que o individuo dependente ¨explore¨ você financeiramente ou de qualquer outro modo. Respeite-se.

10) Não ignore formas de manipulação realizadas pelo adicto. Não estabeleça conluio com o indivíduo dependente para manter segredos sobre o consumo de drogas. Isso apenas aumentará a evasão de responsabilidade por parte do adicto.

11) Não se esqueça de procurar e manter o seu próprio tratamento. A codependência é devastadora.

12) Não tente proteger o indivíduo dependente de problemas comuns da família.

13) Não promova uma ¨guerra¨, se sinais de recaída estiverem presentes. Também não mantenha silêncio sobre eles. Apenas traga-os à vista calmamente e diretamente, sem acusações.

14)Não espere que o indivíduo dependente em recuperação seja ¨legal¨ o tempo todo. Às vezes, ele pode ficar irritado, triste, ou de mau humor, sem que isso esteja relacionado ao uso de drogas.

15) Além do problema relacionado ao uso de drogas pelo familiar dependente, você tem outros problemas para solucionar. Não os deixe de lado.

16) Não se iluda pensando que o individuo dependente está ¨curado¨ e nunca mais usará substâncias. A Síndrome de dependência é uma doença crônica que requer tratamento crônico.

17) Não deixe de focar-se em si mesmo. Utilize o seu sistema de apoio, procure um grupo de familiares de dependentes químicos, eles ajudarão você a compreender o problema e sua codependência.

fonte:http://www.gruponaranonalegria.org/como_eu_familiar.htm
 



Aprendi com Deus, que quando estou com a
mente atordoada, triste mesmo, e dedico o
meu tempo a ajudar sinceramente a
alguém, os meus problemas se tornam mais
leves...Muitas vezes encontro ajudando ao
outro, a solução do que eu estava buscando para mim.
Percebo que
Não tinha necessidade de usar tempo na
minha vida com aquele sofrimento.
E quantas vezes já nos pegamos dizendo
palavras Para ajudar outras pessoas, e percebemos
que elas serviam para nós mesmos??
É assim que Deus age! Coloca alguém para
ajudarmos quando nós mesmos estamos
pedindo socorro...
Para que possamos tirar o foco de nós mesmo, e olhar para o outro, cuidar dele.
E consequentemente estaremos cuidando
de nós,
Pois somos todos ligados pela mesma
vida, somos um, perante Deus!
Olhar demais para os problemas faz com que não vejamos as soluções, por estarmos
tão presos justamente ao que nos
incomoda.
Ajudar faz bem a quem recebe, e um bem
triplicado a quem ajuda!!!!

BEIJOS A TODOS E SERENIDADE.

2 comentários:

  1. Ola Lu..eu vi seu comentário no meu blog e ja respondi...

    Queria te deixar uma frase que um dia li no blog valeu a pena me deu um impacto...não sei se conhece mais vai ai pra ti...
    "quando a dor de não estar vivendo mais, for maior que o medo da mudança a pessoa muda"
    (Froid)
    Cuide de VC da sua filha tente deixar seu marido por conta dele...sei bem que NÃO É FÁCIL...mais tente ter esperanças sem expectativas...se te ajuadr não sei se ja leu mais da uma lida...quando li isso uma venda caiu de meus olhos
    http://dependenciaecodependencia.blogspot.com.br/2012/07/como-pensar-positivo-sem-criar.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi KEL...
      PRIMEIRAMENTE OBRIGADA PELA MENSAGEM,ESTOU PROCURANDO FAZER REALMENTE DESTA MANEIRA,CUIDAR DE MIM E DE MINHA FILHA,E REALMENTE NÃO É FACIL,MAS VOU TENTAR VIVER UM DIA DE CADA VEZ...
      BEIJOS E FICA COM DEUS!

      Excluir